Características de um vinho equilibrado
Seja você um entusiasta ou já conhecedor de vinhos, já deve ter se confundido com o vocabulário complexo que envolve a bebida.
Vinho equilibrado, taninos, adstringência, terrosos, são tantas diferenças que chegam a causar confusão.
Receba nossas novidades
Para te ajudar a clarear as ideias, hoje vamos falar sobre um desses termos: vinho equilibrado. Você sabe o que é? Já tomou? Conhece suas características?
Elegante, harmônico, agradável e redondo são termos que podem ser usados como sinônimos ao vinho equilibrado. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir, acompanhe.
O que é um vinho equilibrado?
Sabe aquele vinho que soa perfeitamente agradável ao paladar? Esse é o vinho equilibrado.
De forma resumida, podemos dizer ainda que o vinho equilibrado é aquele em que as suas características não se sobrepõem umas às outras.
Ou seja, tudo está em harmonia, como é o desejo de grande parte dos produtores.
Por outro lado, um vinho desequilibrado é aquele em que o álcool, o açúcar, os taninos ou a acidez ocultam todas as outras características, ou pelo menos, as deixam mais difíceis de serem identificadas.
Características de um vinho equilibrado
Um vinho equilibrado apresentará equilíbrio e proporcionalidade. Imagine um vinho em que os taninos são tão presentes que tornam a experiência ruim.
Logo, ele não pode ser considerado um vinho equilibrado.
O vinho é o resultado da integração de diversos elementos químicos. Assim, quando todos estão em seu lugar, tem-se o almejado equilíbrio.
Um vinho branco equilibrado, por exemplo, deve conter o nível de acidez certa. Caso contrário, seu sabor se assemelha ao vinagre, sem nenhuma das características esperadas.
Um vinho equilibrado apresentará no olfato e paladar exatamente, ou, aproximadamente, as características apresentadas em seu rótulo e partir das suas uvas.
Por outro lado, você reconhecerá facilmente um vinho desequilibrado quando parecer estragado, forte demais ou simplesmente extremamente seco.
O álcool no vinho equilibrado
Como citamos anteriormente, o álcool é um componente que precisa funcionar como uma sinfonia perfeita no vinho.
O excesso dele deixará a boca quente, além de uma sensação de bebida muito mais doce do que deveria.
No caso de vinhos fortificados, por exemplo, eles equilibram a doçura e a acidez e tornam a degustação mais agradável.
Entretanto, com outros tipos de vinho, essa finalização pode se apresentar de forma diferente.
9 opções de vinho equilibrado
-
Espumante Don Guerino Brut
Com coloração amarela e reflexos verdes, esse espumante possui o aroma de flores e frutas. Na boca, é refrescante, equilibrado e cremoso.
-
Espumante Marquês de Borba Brut Rosé
Elegante, fresco e longo, esse espumante é a combinação das uvas Pinot Noir e Touriga Nacional. Apesar da complexidade, é elegante e equilibrado.
-
Vinho Cefiro Reserva Syrah Rosé
A sua cor rosa intensa também diz muito sobre seu aroma: delicado, frutado, fresco e bem equilibrado.
-
Vinho Torcello Merlot
Esse vinho tinto é encorpado e complexo, mas, ao mesmo tempo, frutado, sedoso e equilibrado.
-
Marquês de Borba Colheita branco
Um vinho branco equilibrado, com boa acidez e muita refrescância. Sua estrutura o torna ótimo para consumo sem acompanhamentos.
-
Duorum Porto Vintage DOC Douro
Considerado um dos melhores vinhos da região do Douro, ele possui aroma elegante de amora, ameixa e cassis. Também é encorpado e com acidez equilibrada.
-
Duorum Colheita DOC Douro
Elaborado com três tipos de uvas portuguesas, esse é um vinho branco equilibrado, apesar do seu amadurecimento em barrica de carvalho por 12 meses.
-
Beaujolais
O vinho produzido da uva Gamay é uma opção leve, aromática e bastante refrescante, ideal para quem gosta de um bom tinto.
-
Pinot Noir da Borgonha
A uva de casca fina e sabor delicado produz vinhos equilibrados, com aromas de frutas e especiarias, textura suave e sutil.
Gostou de saber mais sobre como é um vinho equilibrado? Conheça também o vinho laranja.