Conheça o vinho laranja!

Conheça o vinho laranja!

Já conhecemos o vinho branco, roxo, rosa, então porque não um vinho laranja? Garantindo muito sabor, a bebida é capaz de surpreender.

Você já ouviu falar sobre o vinho laranja? Este tipo de vinho é conhecido por sua cor mais alaranjada, que lembra ouro antigo e âmbar. Uma característica que marca o vinho laranja é a maceração de uvas brancas, que pode se estender por dias e até mesmo meses.

Esse tipo de vinho nasceu na Geórgia e tem essa coloração especial devido ao contato do líquido com as cascas das uvas. Trata-se de um vinho branco, produzido utilizando as técnicas de um vinho tinto.

Ficou curioso para saber mais sobre o vinho laranja? Vem com a gente para as próximas linhas!

Conhecendo o vinho laranja

Não, o vinho laranja não é feito com laranjas! Até existe uma bebida produzida a partir da fermentação da laranja, mas não é sobre ela que estamos falando.

O Orange Wine é um vinho produzido a partir de uvas brancas. Em seu processo de fermentação, as cascas não são removidas, permanecendo em contato direto com o mosto por um longo período. Esse contato entre o mosto e as cascas das uvas é o que dá vida ao vinho laranja, fazendo com que a bebida fique em tom âmbar.

Inclusive, o nome “vinho âmbar” costuma ser usado por alguns produtores para que confusões sejam evitadas.

vinho laranja

Características do vinho laranja

Não tem como negar, a principal característica desse vinho é a sua coloração. A mesma passeia entre os tons de âmbar e reflexos amarelados, alaranjados, dourados e até mesmo rosados.

A coloração da bebida também pode variar, indo de um aspecto mais claro e cristalino, para opções mais intensas e profundas. Esse fator depende exclusivamente das uvas usadas na fabricação e do tempo de contato do mosto com as cascas.

Apesar de as duas opções serem feitas a partir das uvas brancas, existe uma grande diferença entre o vinho laranja e o vinho branco. Esta nada mais é do que a sua presença tânica, que costuma ser mais próxima a dos vinhos tintos.

Os taninos proporcionam uma maior estrutura e adstringência aos vinhos laranjas. Ou seja, algo que pode surpreender os amantes de vinhos que se aventuram na bebida pela primeira vez. Na boca, podemos apreciar um grande corpo, similar aos vinhos tintos ou às cervejas frutadas. 

No olfato, podemos sentir com grande intensidade aromas de amêndoas e nozes, como avelã e castanha-do-pará. Também podemos sentir notas de mel, nuances amadeiradas e toques frutados.

Como harmonizar a bebida?

Versatilidade é uma grande característica dos vinhos laranjas. Portanto, os mesmos podem ser combinados com uma grande variedade de pratos, como carnes vermelhas, peixes e aves brancas. Pratos das culinárias Tailandesa, Coreana e Japonesa também dão aquele match com a bebida.

Para quem adora bons aperitivos e tábua de frios, pode apostar em um bom vinho laranja e saborear a explosão de sabor.

Enfim, ficou curioso para provar o vinho laranja? Se jogue nessa experiência e compartilhe conosco como foi, vamos adorar saber! Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir mais detalhes do vinho laranja nesse vídeo:

Paulo Carvalho Paulo CarvalhoApreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades