Conheça os vinhos de baixo teor alcoólico ou sem álcool
Você é uma pessoa que tem medo de ficar bêbado rápido? Então os vinhos de baixo teor alcoólico serão a opção perfeita para você não deixar de beber e aproveitar a bebida.
Assim como as cervejas sem álcool, os refrigerantes zero açúcar e outros, os vinhos de baixo teor alcoólico chegaram para ficar e são uma boa escolha para quem quer consumir a bebida de uma forma mais “leve”.
Receba nossas novidades
Segundo Martín Hinojosa, presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura (INV) argentino, o consumo de vinhos com menos graduação alcoólica já é uma tendência, principalmente entre o público mais jovem.
E você, já experimentou um vinho com pouco álcool?
Neste artigo falamos o porquê dessa tendência e quais vinhos de baixo teor alcoólico você pode escolher.
Como funciona a graduação alcoólica dos vinhos?
Embora muitas pessoas não gostem tanto da sua presença, o álcool é um fator que contribui para o envelhecimento do vinho.
Imagine que, quanto mais álcool, mais esse vinho tende a durar, mesmo após aberto.
Por outro lado, vinhos com maior teor alcoólico são também “mais pesados e quentes” no paladar. Um exemplo disso é o vinho fortificado, que pode chegar a 22% no volume de álcool.
Vinhos com maior teor de açúcar são considerados como vinhos suaves, já os vinhos com menor concentração de açúcar são os vinhos secos.
O padrão mundial de teor alcoólico é de 14% em volume. Entretanto, isso não se aplica a todos os rótulos de vinhos. Os vinhos do Porto, por exemplo, costumam ter 19% ou 20% de teor alcoólico.
Desenvolvimento dos vinhos de baixo teor alcoólico ou sem álcool
A fermentação é o processo principal para a elaboração do vinho. Esse também é o momento em que o açúcar das uvas se transforma em álcool.
Tanto os vinhos de baixo teor alcoólico quanto os comuns passam por esse processo. A diferença, no entanto, estará no método de desalcoolização.
Existem vários sistemas que podem ser aplicados antes, durante ou depois da fermentação, como a destilação a frio de 15° ou 16° no final do processo, para conseguir atingir uma graduação etílica inferior a 0,5%.
Outra forma é colher as uvas antes do tempo, de forma que elas ainda não tenham acumulado muito açúcar.
5 opções de vinhos de baixo teor alcoólico
Se você já conferiu as nossas dicas de vinhos para beber na primavera, já notou algumas sugestões de vinhos mais leves e com menos álcool, como esses:
- Quinta de Linhares Vinho Verde com 11,6%, produzido na região dos Vinhos Verdes, em Portugal. Esse é um tipo frutado, cítrico, com notas florais, macio no paladar e com bom frescor;
- Dona Paterna Alvarinho/Trajadura com 12% de álcool, também da região dos Vinhos Verdes, é um vinho agradável e versátil. Ideal para aperitivos, peixes e frutos do mar;
- Koehler-Ruprecht Riesling Kabinett Trocken de 2016, com 11,5% de álcool, o Riesling é fresco, saboroso e agradável;
- Casa da Passarella A Descoberta Rosado com 12,5% de teor alcoólico é um vinho que combina com aperitivos, carpaccio de carne, steak tartare e saladas;
- De Lucca Tannat/Merlot Reserva 2019, com 12,2% de álcool, é produzido no Uruguai, além de ser um vinho elegante, saboroso e equilibrado.
Mais gente consumindo os vinhos de baixo teor alcoólico
A tendência dos vinhos de baixo teor alcoólico abre alternativas de negócios para diversos países, como, por exemplo, a venda no mercado muçulmano e indiano, onde é proibido o consumo de álcool.
Além disso, os vinhos de baixo teor alcoólico ou sem álcool também proporcionam a experiência de degustar a bebida àqueles que não ingerem ou não podem ingerir, como as grávidas.
E você, gostou das dicas de vinhos com pouco álcool? Veja também tudo o que você precisa saber sobre o vinho verde.