Vinho e comida japonesa: saiba como harmonizar

Vinho e comida japonesa: saiba como harmonizar

A combinação entre vinho e comida japonesa pode ser perfeita quando você sabe exatamente os sabores que seu paladar irá sentir.

Há quem gosta de comida italiana, ou que não abre mão de uma boa carne, mas também não podemos esquecer dos apaixonados por comida japonesa. E quando o assunto é nosso prato favorito, não tem coisa melhor do que um bom vinho para acompanhar (afinal, uma taça de vinho é sempre bem-vinda).

Mas como assim? Comida japonesa combina com vinho? Sim, absolutamente sim! Para isso, basta escolher o rótulo certo, considerando as nuances e sabores da culinária oriental.

E por falar em escolha, que tal algumas dicas para harmonizar um bom vinho com comida japonesa? Vem com a gente para as próximas linhas e saiba como tornar essa combinação perfeita.

Vamos de sashimi?

Quem é do time dos apaixonados por sashimi? Envolvendo peixes e frutos do mar, o sashimi costuma ter um sabor bastante delicado e sutil. Portanto, quando falamos no vinho ideal para harmonizar com o prato, a dica é escolher rótulos com acidez bem presente e aromas de mineralidade para dar aquele match com o sabor marinho.

Uma sugestão interessante, é apostar em um vinho da uva Riesling, que conta com características mais secas, mas que são perfeitas para ressaltar as notas do sashimi. Além disso, para quem gosta de espumante, as versões com pouco açúcar, como Brut e rosés leves, combinam perfeitamente.

sushi-comida-japonesa

Sushi e temaki são os queridinhos da comida japonesa

Parecidos, sushi e temaki são pratos da comida japonesa muito populares. Estes, envolvem arroz, peixe e alga, mas podem ser incrementados com outros ingredientes, como legumes, frutas, etc. Os temakis, em especial, podem acompanhar alguns itens mais contemporâneos, como o cream cheese. Geralmente, quando se vai degustar um bom sushi, ele não vem individualmente, mas sim acompanhado de vários tipos.

Assim, para não errar na escolha do vinho, a dica é buscar por uma opção que possa combinar com tudo o que será servido. Um branco mais leve ou um rosé leve é uma opção certeira. Ambos combinam bem com sabores marinhos e poderão limpar bem o paladar da gordura do peixe e do amido do arroz.

A ocasião pede um champagne? As opções francesas garantirão uma degustação incrível!

E os pratos quentes da comida japonesa?

Nem só de pratos gelados é feita a comida japonesa. O sushi frito (hot roll), yakissoba e lamen são as principais opções quentes da culinária, e para cada opção temos um vinho ideal.

Para o sushi frito, a sugestão segue a ideia do sushi tradicional, porém com uma pitada a mais de acidez, tendo em vista que a opção é empanada e frita em óleo. Os vinhos brancos com alta acidez e passagem por barricas harmonizam perfeitamente com o hot roll.

yakisoba-comida-japonesa

Ah, o famoso macarrão frito… Tem como não amar? O prato, carregado de shoyu, carnes e legumes explora diversos sabores e explora um paladar mais intenso. Portanto, é importante escolher o vinho com o corpo certo, mas que possa respeitar as características de cada ingrediente. Assim, a sugestão da vez são os tintos de intensidade média, como o Malbec.

Por fim, temos o lamen. O prato, que também tem o macarrão como ingrediente principal, é servido com um caldo saboroso e aromático. Além disso, conta com legumes e carne de porco. 

Os vinhos perfeitos para acompanhar o lamen são aqueles feitos a partir da uva Pinot Gris/Pinot Grigio. Com sua incrível acidez e aromas minerais, o vinho neutraliza a untuosidade e o sabor salgado do caldo.

Enfim, a culinária japonesa é repleta de outros pratos incríveis, mas estes são os principais e mais pedidos. E aí, qual seu prato preferido? Agora que você já sabe como harmonizá-lo com um bom vinho, a degustação será ainda mais incrível.

Gostou? Que tal saber como harmonizar vinhos a outros pratos? Clique aqui e confira!

Paulo Carvalho Paulo CarvalhoApreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades