Vinho e cerveja: você sabe qual escolher?

Vinho e cerveja: você sabe qual escolher?

Vinho e cerveja são bebidas muito diferentes em sabor, aparência e muitas outras características. Mas, não se pode negar que ambas têm milhares de fãs ao redor do mundo, que se destinam a estudar, saborear e colecionar as infinitas opções de rótulos disponíveis. 

Apesar disso, há quem aprecie as qualidades das duas bebidas e, por isso, acaba sempre ficando uma dúvida na hora de escolher  entre uma e outra.

Receba nossas novidades


    Para fazer a seleção correta, é preciso estar focado no papel que deseja que o vinho ou a cerveja tenham na ocasião, além de nunca abrir mão do seu gosto pessoal!

    Então, chega de dúvidas e vamos logo ao que interessa! Que tal?

    Vinho e cerveja têm diferenças de valor 

    Embora existam cervejas com valor elevado e vinhos baratos, no geral, a relação de preço é diferente e o vinho costuma ser mais caro nas gôndolas. 

    vinho e cerveja. homem vendo preço de vinho.

    Mas, os enófilos de primeira viagem não devem se sentir injustiçados porque o processo de precificação dos produtos é diferente e poder variar de acordo com muitos elementos presentes na fabricação como: 

    • Cultivo da matéria prima
    • Resultados das safras
    • Tempo de produção
    • Transporte 
    • Impostos 

    Além, é claro, de muitos outros pontos que variam de acordo com cada empresa. 

    Para que se entenda melhor essa diferença, é preciso lembrar que os ingredientes básicos presentes na cerveja são de fácil cultivo e não se deterioram no transporte, sendo possível enviá-los para qualquer lugar do mundo, em várias estações do ano.

    Enquanto isso, os vinhos sofrem de forma mais direta a interferência das estações do ano, já que as uvas só são colhidas no verão, além de se ter uma enorme dificuldade no transporte do fruto, que é delicado e pode estragar rapidamente.

    Para que possa visualizar mais facilmente essas diferenças, confira o quadro abaixo: 

    Cerveja Vinho
    Pode ser produzida durante todo o ano. As uvas são colhidas apenas no verão.
    Fácil transporte e armazenamento de matéria prima. Matéria prima perecível.
    Por conta da facilidade de transporte, pode ser produzida em qualquer país do mundo. Precisa ser produzido nas proximidades do vinhedo.
    Muita variedade nacional. Menor variedade nacional e os produtos importados estão sujeitos a  impostos mais altos.

     

    Por conta de tudo isso, é muito mais fácil encontrar uma boa cerveja por um baixo acessível, do que um bom vinho. 

    Logo, neste aspecto, se busca uma opção “agradável”  para o bolso, na disputa vinho e cerveja, a cerveja ganha! 

    Fique de olho na ocasião

    Com maior presença de gás, que fica na espuma e ajuda na conservação, a cerveja pode gerar a sensação de estufamento de forma mais rápida que o vinho.

    Por isso, ela pode gerar desconfortos em um jantar com muitos pratos a serem servidos ou em um encontro, por exemplo.

    Nesse aspecto, o vinho ganha por ser uma bebida tradicionalmente mais delicada, que demora mais tempo para dar a sensação de inchaço. 

    Então, que tal deixar a cerveja para momentos de descontração com os amigos, apostando em petiscos como acompanhamentos? 

    Se optar pelo vinho, lembre-se de planejar bem as harmonizações, tornando a experiência ainda melhor e mais completa. 

    Qual bebida é mais calórica? 

    Essa é outra pergunta que sempre aparece quando comparamos o vinho e a cerveja. Mas, para respondê-la é preciso levar em consideração alguns  pontos importantes. 

    Vinho e cerveja lado a lado para comparação de calorias.

    Tecnicamente falando, o vinho possui um valor calórico um pouco acima do da cerveja, mas, em contrapartida, você deve concordar que geralmente se bebe a cerveja em maior quantidade, não é mesmo?

    Isso faz com que ela se torne potencialmente mais prejudicial para a sua dieta. 

    Além disso, a fermentação natural da uva pode agregar substâncias muito benéficas ao organismo que contribuem para a ação antioxidante e anti-inflamatória, melhora no processo da digestão, entre muitos outros benefícios.

    Por fim, quando decidir caprichar no consumo de álcool, sem comprometer muito a dieta, o ideal é que opte por pratos livres de carboidratos, pois eles já estão bem presentes nas bebidas. ?

    No geral, vinho e cerveja são parentes muito próximos, que merecem ser apreciados por seus pontos fortes, sempre que você puder optar  por um ou outro.

    Há ainda quem prefira os dois e assim adote  as cervejas de vinho! Mas isso já é papo para um outro artigo, não é mesmo? ?

    Para não perder nossas dicas e atualizações, continue acompanhando nosso blog  e conte sempre com a gente para te ajudar na escolha perfeita!

    Um brinde ?

     

     

    Danillo Muniz Danillo MunizPublicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.