Rota dos vinhos: experiências para os amantes de vinhos

Para os amantes de uma boa taça de vinho, a rota dos vinhos é algo que deve ser vivenciado. Seja no Brasil ou no exterior, existem rotas incríveis que permitirão viver de forma intensa todas as experiências que a bebida é capaz de oferecer.

Por isso, que tal saber mais sobre o assunto e conferir algumas sugestões de lugares que valem a pena sua visita? Continue a leitura e saiba mais!

Receba nossas novidades

    O que é a rota dos vinhos?

    A rota dos vinhos é caracterizada por uma sequência de experiências em cidades tradicionais de fabricação da bebida. A mesma permite vivenciar a história e tradição de cada garrafa produzida naquela localidade.

    É possível conhecer adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis e entretenimento em geral de cada localidade. Existem rotas incríveis a serem visitadas, tanto no Brasil quanto no exterior.

    Toda essa experiência é popularmente chamada por enoturismo. Ou seja, uma viagem focada na cultura dos vinhos das mais diversas localidades. Inclusive, temos um post falando mais sobre o enoturismo e você pode conferir após ler este artigo.

    Quais experiências podem ser vividas em uma rota dos vinhos?

    Diversas são as experiências garantidas quando se fala em rota dos vinhos ou enoturismo. Seja você um sommelier ou apenas um amante dos vinhos, a vivência certamente fará a diferença em sua vida. Assim, durante a rota é possível:

    • Participar da pisa das uvas (no período da vindima);
    • Participar da colheita das uvas;
    • Apreciar refeições harmonizadas;
    • Fazer degustações.

    Destino que valem a pena conhecer

    Em nosso blog, você encontra um artigo específico falando sobre os diversos destinos brasileiros que valem a pena a sua visita. Mas, falando sobre outros lugares do mundo para uma rota dos vinhos, não podemos deixar de citar:

    Toscana – Itália

    A Toscana é popular por ser uma das regiões mais bonitas da Europa, e as dezenas de vinícolas presentes na região intensificam toda essa beleza. Para quem procura um destino para visitar em setembro, certamente este é uma das maiores opções.

    Para a maior parte dos passeios é preciso agendar a visita com antecedência. Por isso, é importante conferir a disponibilidade antes de comprar as passagens. Além disso, é possível realizar uma rota mais longa indo até Florença, Lucca, Siena e Pisa, que ficam ao redor de Toscana.

    Bordeaux – França

    A França é encantadora e garante um roteiro completo para os amantes dos vinhos. Além das tradicionais vinícolas francesas, as rotas também incluem grandes museus dos vinhos

    Além de Bordeaux, é possível montar um roteiro que lhe permita visitar cidades vizinhas, como Champanhe, Alsácia, Ródano e Borgonha. Certamente será uma experiência inesquecível!

    Mendonza – Argentina

    Mendonza é um grande destino para os brasileiros que estão começando a se aventurar no mundo dos vinhos. A cidade é responsável por 80% de toda a produção de vinhos do país e suas vinícolas são divididas em três: Luján de Cuyo, Maipu e Valle do Uco.

    É possível participar de degustações, tours guiados e, é claro, sentir todo o clima bucólico que apenas o interior da argentina tem a oferecer. Além disso, quem visita o país pode conhecer a Cordilheira dos Andes e outros destinos que contam com grandes vinícolas, como Valles Calchaquíes e Cafayate.

    Casblanca – Chile

    O Chile oferece diversas possibilidades aos turistas, inclusive uma grande experiência com os vinhos. O país é conhecido por produzir os vinhos mais famosos da América do Sul e, quem vai passar sua estadia na capital, Santiago, pode visitar os vinhedos aos arredores.

    Mas, quem tem a oportunidade de ir mais longe ou está indo especificamente para aproveitar o melhor dos vinhos, vale se dirigir aos encantadores vinhedos de Casablanca. Com vinícolas orgânicas, a viagem proporcionará surpresas incomparáveis.

    Porto – Portugal

    Produtor de um dos vinhos mais famosos entre os brasileiros, o Porto é outro grande lugar desta lista de experiências. A cidade já ocupou uma das 10 posições entre os melhores destinos para enoturismo na Europa.

    Além dos incríveis vinheiros que contrastam com as praias que banham a cidade, é possível experimentar harmonizações incríveis com a culinária típica da região. Uma das principais vinícolas do destino é a Ramos Pinto, uma tradicional produtora que fornece rótulos incríveis para o Brasil desde o século XX.

    Enfim, qual dessas rotas vai ser a sua próxima? Vivenciar experiências como estas, sem dúvidas, será um grande marco em sua vida. Deixamos algum destino de fora dessa lista? Então, deixe sua sugestão nos comentários!

    FONTE

    Enoturismo: experiências e destinos para quem ama vinho. Segredos de viagem. Consultado em 31 de agosto de 2022.

    Paulo Carvalho: Apreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.