Existe uma maneira correta de segurar a taça de vinho?

Existe uma maneira correta de segurar a taça de vinho?

Você já parou para pensar se está segurando a sua taça de vinho da maneira correta? 

Informação para lá, informação para cá, afinal, qual a maneira correta de segurar uma taça de vinho? A verdade é que os gurus da etiqueta sempre ditam o certo ou errado, mas na realidade o esquema é bem diferente.

Receba nossas novidades


    Pensando nisso, preparamos este artigo (acompanhado de algumas fotos) que te ajudará a entender mais sobre como se deve segurar uma taça de vinho e qual o modelo ideal para cada tipo da bebida. Vamos lá?

    taças-de-vinho-dica

    Não existe regra, mas existe uma boa dica

    Se seguirmos as regras da etiqueta, existem “normas” diversas de como segurar uma taça de vinho. Entretanto, não podemos considerar um certo ou errado, afinal cada um tem seu próprio “jeitinho”.

    Contudo, o que recomenda-se é segurar a taça pela haste (parte que liga a base ao bojo), pois, além de evitarmos sujar o bojo da taça, ainda garantimos a temperatura ideal do vinho.

    Muito difícil de entender? Calma! Em palavras mais simples, quando você segura a taça pelo seu corpo (bojo) e o vinho entra em contato com a mão, a bebida aquece e perde rapidamente sua temperatura ideal de consumo. Ou seja, segurar na haste é mais do que uma etiqueta, é algo que garantirá a harmonização perfeita da bebida.

    taças-de-vinho-segurar-dica

    A taça de vinho

    Quando falamos dos acessórios do vinho, o que vem primeiro em sua mente? Sem dúvidas, lembramos logo de uma boa taça e, logo em seguida, o saca-rolhas. Não podemos negar: boa taça enriquece e faz toda a diferença para a experiência da degustação.

    De maneira geral, a estrutura da taça é formada pelo bojo (ou corpo), pela haste e pelo pé (ou base). Atualmente, o mercado está repleto de opções de taças e, em meio a este mar de variedades, as dúvidas sobre qual escolher são enormes. Mas de maneira geral, algumas taças que você deve ter em mente, são:

    • Bordeaux, para tintos encorpados;
    • Borgonha, para tintos aromáticos;
    • As mais altas, para os brancos;
    • Flute, para espumantes;
    • Iso, para degustações diversas.

    O que considerar na hora de escolher a taça de vinho?

    A cor e demais detalhes da taça de vinho são elementos importantes na hora da escolha. Portanto, se a intenção é aprimorar seus estudos e degustações, a dica é investir em modelos transparentes. 

    As coloridas ou decoradas são lindas e combinam perfeitamente para momentos de descontração ou mesmo para incrementar a mesa, como taça para a água.

    Outro ponto que se deve considerar é escolher o material das taças que deseja adquirir. Atualmente as mais procuradas do mercado são as de cristal e de vidro. É claro, entre essas duas, as de vidro possuem boa resistência e preços mais acessíveis. Entretanto, geralmente são mais grossas, opacas e rústicas.

    Já as taças de cristal, antes de escolhê-las é importante entender que elas não são produzidas com cristal natural e sim com um vidro especial. Portanto, a mesma tem como base a areia (sílica), óxido de chumbo e outros componentes químicos. Ou seja, o resultado é similar a um cristal e, por isso, levam esse nome.

    Geralmente essas taças são incolores, mais leves, de espessura mais fina, elevada transparência e porosidade maior. Esses pontos são muito positivos e garantem que as moléculas responsáveis pelos aromas se desprendam com maior facilidade do vinho, proporcionando uma melhor apreciação

    Entretanto, a crítica ao cristal se dá pelo uso de chumbo em sua composição. O componente pode trazer danos para a saúde. Muitas marcas têm substituído esse metal pelo titânio, que não interfere no produto final. Portanto, vale ficar de olho!

    Enfim, agora que você já sabe tudo sobre as taças de vinho é hora de ir às compras! Vale destacar, mais uma vez, que não existe certo ou errado, o que vale mesmo é curtir o momento e apreciar a bebida.

    Gostou do conteúdo? Compartilhe e aproveite para dar aquela espiadinha em nossos outros conteúdos.

    Paulo Carvalho Paulo CarvalhoApreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.