Descubra as melhores harmonizações com vinho do Porto

O vinho do Porto, como o próprio nome sugere, é conhecido a partir da fabricação na cidade do Porto, em Portugal.

Seja você enófilo ou não, com certeza já ouviu falar sobre o vinho do Porto. Essa delícia portuguesa é conhecida em todo o mundo, principalmente em países como Inglaterra e Brasil.

O vinho do Porto, como o próprio nome sugere, é conhecido a partir da fabricação na cidade do Porto, em Portugal.

Receba nossas novidades

    Entretanto, ele é originário da Inglaterra, que inclusive possui uma rota rápida para a cidade de Porto, a partir do Oceano Atlântico.

    Esse vinho se trata de uma bebida licorosa, produzida na região do Douro, no norte de Portugal, que recebe adição de aguardente vínica durante o seu processo de produção.

    Por conta da sua produção diferenciada, que passa por um processo de fermentação, é que ele oferece um sabor adocicado e um grau alcoólico elevado, facilmente percebidos.

    O fato é que o vinho do Porto é o preferido de muita gente. Mas você sabe quais são os principais tipos de harmonização para esse vinho? Confira a seguir!

    Harmonizações perfeitas com vinho do Porto

    Ainda que os vinhos do Porto sejam considerados doces, eles podem surpreender quando o quesito são as harmonizações.

    Isso porque, combinam bem com os tradicionais pratos de sobremesa, mas também com receitas salgadas.

    Veja algumas dicas de como combinar de acordo com cada vinho:

    Porto Ruby

    O Ruby é um tipo de vinho do porto com característica avermelhada intensa e aroma frutado.

    Ele também conta com potencial de envelhecimento, que permite que o sabor e aroma fique ainda mais acentuado.

    Esse tipo de vinho combina muito bem com queijos salgados, como os do tipo gorgonzola e parmesão.

    Além disso, os doces também não ficam de fora no quesito harmonização: ele fica ótimo com sobremesas feitas de chocolate.

    Porto Tawny

    O vinho do Porto Tawny possui doçura e concentração alcoólica igual ao Ruby, no entanto, pode ser mantido por até 8 anos em recipientes de madeira, tornando sua cor, aroma e sabor mais evoluídos.

    O seu sabor muitas vezes se aproxima ao de nozes, amêndoas e outros frutos secos. Dessa forma, a harmonização perfeita pode contar com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas.

    Porto Branco

    O vinho do Porto Branco é uma excelente opção para preparar drinks e também é bastante versátil à mesa.

    Naturalmente, sua elaboração é feita a partir de uvas-brancas e apresenta doçura variável, que vai desde os muito doces até os extra secos.

    Os Porto Brancos mais secos combinam melhor com amêndoas, salmão defumado, frutas frescas, sorvete de baunilha ou creme, queijos curados e azeitonas. Já os mais doces podem fazer um bom par com melão e presunto cru.

    Porto Vintage

    Esse é um dos estilos mais famosos e também mais comercializados do vinho do Porto. Ele leva pouco tempo de envelhecimento, por isso se assemelha bastante ao Ruby.

    Por sua vez, esse vinho faz a combinação ideal com frutas secas, como figo, tâmara e damasco, mas também se dá bem no paladar quando combinado com nozes e queijos do tipo gorgonzola ou roquefort.

    Colheita

    O vinho do Porto Colheita apresenta potencial de guarda, porém também facilmente bebível quando novos.

    Ele é produzido a partir de safras consideradas especiais por isso, se trata de um vinho mais elaborado. Mas isso não quer dizer que é difícil harmonizá-lo.

    O Colheita combina muito bem com diferentes tipos de carne vermelha, como as bovinas e suínas. Além disso, também harmoniza com molhos cremosos e agridoces.

    LBV (Late Bottled Vintage)

    Por fim, vamos ao LBV, um vinho do Porto que possui um bom custo-benefício e fácil harmonização.

    Esse tipo de vinho, mais especificamente, harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.

    Agora que você já sabe as harmonizações e um pouco das características de cada vinho do Porto, é hora de escolher o seu e se deliciar com uma boa taça. 

    Gostou dessas dicas? Veja também doces que levam vinho.

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.