Descubra as melhores harmonizações com vinho do Porto

Descubra as melhores harmonizações com vinho do Porto

Seja você enófilo ou não, com certeza já ouviu falar sobre o vinho do Porto. Essa delícia portuguesa é conhecida em todo o mundo, principalmente em países como Inglaterra e Brasil.

O vinho do Porto, como o próprio nome sugere, é conhecido a partir da fabricação na cidade do Porto, em Portugal.

Entretanto, ele é originário da Inglaterra, que inclusive possui uma rota rápida para a cidade de Porto, a partir do Oceano Atlântico.

Esse vinho se trata de uma bebida licorosa, produzida na região do Douro, no norte de Portugal, que recebe adição de aguardente vínica durante o seu processo de produção.

Por conta da sua produção diferenciada, que passa por um processo de fermentação, é que ele oferece um sabor adocicado e um grau alcoólico elevado, facilmente percebidos.

O fato é que o vinho do Porto é o preferido de muita gente. Mas você sabe quais são os principais tipos de harmonização para esse vinho? Confira a seguir!

Harmonizações perfeitas com vinho do Porto

Ainda que os vinhos do Porto sejam considerados doces, eles podem surpreender quando o quesito são as harmonizações.

Isso porque, combinam bem com os tradicionais pratos de sobremesa, mas também com receitas salgadas.

Veja algumas dicas de como combinar de acordo com cada vinho:

Porto Ruby

O Ruby é um tipo de vinho do porto com característica avermelhada intensa e aroma frutado.

Ele também conta com potencial de envelhecimento, que permite que o sabor e aroma fique ainda mais acentuado.

Vinho do porto: Queijos e chocolates

Esse tipo de vinho combina muito bem com queijos salgados, como os do tipo gorgonzola e parmesão.

Além disso, os doces também não ficam de fora no quesito harmonização: ele fica ótimo com sobremesas feitas de chocolate.

Porto Tawny

O vinho do Porto Tawny possui doçura e concentração alcoólica igual ao Ruby, no entanto, pode ser mantido por até 8 anos em recipientes de madeira, tornando sua cor, aroma e sabor mais evoluídos.

Vinho do Porto: Amêndoas e frutas secas

O seu sabor muitas vezes se aproxima ao de nozes, amêndoas e outros frutos secos. Dessa forma, a harmonização perfeita pode contar com queijos maturados, mix de nuts ou sobremesas à base de castanhas.

Porto Branco

O vinho do Porto Branco é uma excelente opção para preparar drinks e também é bastante versátil à mesa.

Naturalmente, sua elaboração é feita a partir de uvas-brancas e apresenta doçura variável, que vai desde os muito doces até os extra secos.

Vinho do porto: Espeto de queijos

Os Porto Brancos mais secos combinam melhor com amêndoas, salmão defumado, frutas frescas, sorvete de baunilha ou creme, queijos curados e azeitonas. Já os mais doces podem fazer um bom par com melão e presunto cru.

Porto Vintage

Esse é um dos estilos mais famosos e também mais comercializados do vinho do Porto. Ele leva pouco tempo de envelhecimento, por isso se assemelha bastante ao Ruby.

Vinho do Porto: queijo gongorzola e nozes

Por sua vez, esse vinho faz a combinação ideal com frutas secas, como figo, tâmara e damasco, mas também se dá bem no paladar quando combinado com nozes e queijos do tipo gorgonzola ou roquefort.

Colheita

O vinho do Porto Colheita apresenta potencial de guarda, porém também facilmente bebível quando novos.

Ele é produzido a partir de safras consideradas especiais por isso, se trata de um vinho mais elaborado. Mas isso não quer dizer que é difícil harmonizá-lo.

Vinho do Porto: Vinhos e churrasco

O Colheita combina muito bem com diferentes tipos de carne vermelha, como as bovinas e suínas. Além disso, também harmoniza com molhos cremosos e agridoces.

LBV (Late Bottled Vintage)

Por fim, vamos ao LBV, um vinho do Porto que possui um bom custo-benefício e fácil harmonização.

Esse tipo de vinho, mais especificamente, harmoniza bem com sobremesas à base de chocolate, frutas vermelhas e queijos salgados.

Vinho do Porto: taça de vinho, frutas vermelhas e queijos

Agora que você já sabe as harmonizações e um pouco das características de cada vinho do Porto, é hora de escolher o seu e se deliciar com uma boa taça. 

Gostou dessas dicas? Veja também doces que levam vinho.

Geovanna Geovanna

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades