Quem está dando os primeiros passos no fantástico mundo dos vinhos sempre possui muitas dúvidas.
E para isso, nada melhor do que começar sabendo qual os melhores tipos de vinhos para iniciantes e outros detalhes fundamentais.
Receba nossas novidades
O desafio de conhecer sobre vinhos pode ser grande, mas nada melhor do que degustar para aprender. Afinal, a evolução a partir dos vinhos para iniciantes acontece com o tempo de estudo e a prática.
Se você é uma dessas pessoas que está começando, fique tranquilo. Neste artigo separamos dicas que vão te ajudar a se tornar um conhecedor nos primeiros níveis. Leia!
O que observar antes de escolher um vinho?
Saber quais são os tipos de vinhos para iniciantes pode te ajudar a escolher as melhores opções, mas algumas outras dicas também devem ser observadas e podem te ajudar a conhecer mais antes de comprar a bebida, como por exemplo:
Presença de borbulhas
Os vinhos que possuem borbulhas são os espumantes e frisantes, e como pode-se imaginar, eles são vinhos tranquilos de serem consumidos, independente se o paladar do consumidor é iniciante ou mais maduro.
Cor
Essa sem dúvidas é uma classificação que você já conhece, mas vale a pena relembrar.
Isso porque, é por meio da cor que identificamos as primeiras características da bebida e suas possibilidades de harmonização.
- Vinho tinto: o tipo mais consumido em todo o mundo também pode ser uma boa escolha em relação a vinhos para iniciantes. Eles normalmente são mais encorpados e possuem coloração avermelhadas e roxas;
- Vinho branco: feito a partir das uvas brancas uvas brancas ou das tintas sem casa, eles possuem menor teor alcoólico em relação aos tintos, mais acidez e podem ser servidos mais gelados;
- Vinho rosé: é o intermediário entre o branco e o tinto, pois, ao mesmo tempopois ao mesmo tempo que é leve, possui presença. Sua coloração chama atenção e logo revela muito sobre o seu sabor.
Doçura
Normalmente os vinhos para iniciantes indicados são aqueles mais docinhos, que são produzidos a partir de uvas mais maduras.
Mas vale lembrar que quanto mais doces são esses vinhos, maior é também o potencial alcoólico deles.
Além disso, a classificação de doçura é dividida em três classificações:
- Semi-secos;
- Suaves;
- Licorosos.
Quais os melhores vinhos para iniciantes?
Quando se trata de vinhos para iniciantes o mais recomendado é optar por aqueles que sejam compostos por apenas um tipo de uva.
Esse tipo de vinho costuma ser mais fácil de ser entendido em termos de características e assim, você saberá se a uva te agrada ou não.
Os vinhos do “Novo Mundo”, feitos na América do Sul, EUA, África, Austrália, normalmente são os que mais agradam os iniciantes, pois iniciantes pois possuem pouco tanino, que é a substância que causa aquela sensação de boca seca.
Ainda nessa linha de pensamento, podemos ressaltar como dica de vinhos para iniciantes os brancos.
Eles harmonizam com diversos tipos de pratos e agradam diversos paladares. Prefira as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Vinhos para iniciantes: os tintos favoritos
Se a ideia for começar a experimentar os vinhos tintos, não deixe de fora da sua lista um Pinot Noir e um Merlot.
Esses são vinhos com pouco tanino, de corpo e cor leves e que agradam o paladar dos iniciantes.
Entretanto, como falamos no início, para desenvolver o aprendizado com vinhos para iniciantes, nada melhor do que degustar.
Sendo assim, aposte na variação de intensidade e lembre-se também de experimentar outras uvas como Cabernet Sauvignon, Malbec, Tempranillo e Tannat.
Vale lembrar que o Brasil mesmo é um bom produtor de vinhos para iniciantes, assim como a Argentina e o Chile. Além de bons preços, os vinhos dessas regiões oferecem uma boa qualidade.
Agora é hora de começar a sua experiência! E se você gostou dessas dicas, veja também quais os tipos de uva mais tradicionais e suas características.