Estilos de vinho: as características que vão te ajudar a escolher

Diferentes estilos de vinho

Se você é um entusiasta do mundo dos vinhos, saiba que uma das primeiras e mais importantes lições a se aprender sobre a bebida são os estilos de vinho.

Muito mais do que a teoria, eles vão te ajudar a entender e identificar o seu tipo favorito.

Receba nossas novidades

    É comum que na fase de iniciante você se sinta perdido ao harmonizar, comprar e até mesmo degustar.

    Por isso, entender essas particularidades te ajudarão a ter um domínio cada vez maior sobre o assunto.

    Aqui você encontrará quesitos importantes sobre os estilos de vinho, como a cor, doçura, acidez, taninos e muito mais. Acompanhe!

    6 pontos que definem os estilos de vinho

    Para conhecer mais os estilos de vinho e na hora de escolhê-los, é indispensável observar as características listadas a seguir.

    1. Cor

    Sem dúvidas a cor é a principal característica para identificar os estilos de vinho, isso porque, ela indica basicamente as variedades de uvas e a forma como a bebida é produzida.

    Os pigmentos presentes nas uvas tintas são responsáveis pelas cores dos vinhos, que podem variar em tons de vermelho, roxo e até azul. 

    Entretanto, existem também as uvas-brancas, que fornecem os vinhos brancos, mas também são capazes de gerar cor à bebida quando as cascas ficam em contato com o suco por um longo período.

    Em resumo, os estilos de vinho separado por cores são:

    Vinho tinto

     O vinho tinto é elaborado a partir do suco de uvas tintas que ficam em contato com as cascas durante o processo de fermentação. Normalmente é mais encorpado e possui coloração avermelhada e roxa.

    Vinho branco

    O vinho branco é feito a partir das uvas brancas ou das tintas sem casa.

    Quando as cascas ficam em contato prolongado com o suco, essas uvas também produzem os chamados vinhos laranjas.

    Vinho rosé

    O vinho rosé é também um dos estilos de vinho elaborado com a uva tinta, porém, ele permanece menos tempo em contato com as cascas durante o processo de fermentação.

    2. Doçura

    A quantidade de açúcar pode mudar bastante uma bebida, por isso ela influencia tanto quando falamos dos estilos de vinho. Para avaliar o nível de doçura há uma classificação de acordo com o nível de açúcar:

    • Suaves: contém mais de 25 g por litro;
    • Demi-sec (semi-secos): contém de 4,1 g a 25 g por litro;
    • Seco: contém até 4 g por litro.

    Embora o açúcar seja um fator que influencia bastante o sabor do vinho, isso também pode ser alterado por sua acidez e até mesmo pela temperatura em que a bebida será consumida.

    3. Acidez

    Como falamos, os estilos de vinho são muito influenciados pela sua acidez, que por sua vez, está presente na polpa da uva e confere ao vinho suas características refrescantes.

    A acidez do vinho pode ser descrita como baixa, média e alta. Isso também é o que determina se o vinho possui potencial de envelhecimento ou foi produzido para ser consumido rapidamente.

    4. Taninos

    Os taninos também possuem influência nos estilos de vinho, pois são as substâncias responsáveis pela sensação de secura que alguns tipos da bebida possuem. 

    Assim como a acidez, os taninos são descritos como de baixa, média ou de alta presença. Além disso, também fazem parte do quesito que transforma o potencial de envelhecimento de um vinho.

    Ainda que não agrada muita gente, vinhos com alta presença de taninos harmonizam muito bem com pratos gordurosos, por exemplo.

    5. Corpo

    O corpo é o peso que o vinho possui na boca. Isso é, quanto à concentração de uva, os níveis de álcool, a quantidade de açúcar e até mesmo o tempo de envelhecimento em barris de carvalho.

    O corpo é separado em três níveis: 

    • Leves (espumantes, frisantes, brancos e rosés);
    • Médios (tintos leves como Merlot ou Pinot Noir);
    • Encorpados (licorosos, fortificados, tipos como Malbec, Cabernet Sauvignon e outros).

    6. Álcool

    Quanto mais quente o vinho se apresentar na boca, mais álcool ele possui. E vale lembrar que o álcool se dá a partir da presença natural de açúcar que permanece na bebida.

    Uma curiosidade interessante sobre essa questão é que existe uma legislação em cada país sobre o teor alcoólico permitido em vinhos. No Brasil, o correto é entre 8,6% e 14% no volume.

    Gostou dessas dicas? Veja também qual tipo de vinho combina com sua personalidade.

    Paola Felix: Estágiaria em jornalismo, traz a paixão pelo vinho como herança de família. Em todas as comemorações ele está presente.