Vinho seco: 4 coisas que você precisa saber sobre!
O vinho seco é uma das bebidas que todas as pessoas devem saborear!
Querido por uns, não tão querido por outros, a verdade é que muitas pessoas têm uma visão distorcida sobre o vinho seco. Isso porque, nem sempre o vinho tinto (feito pela uva roxa) é suave ou de mesa, o que acaba confundindo alguns no momento da apreciação.
Receba nossas novidades
De maneira geral, o vinho seco é assim chamado por seu baixo teor de açúcar. Durante seu processo de fermentação as leveduras utilizadas consomem todo o açúcar e o transformam em álcool. Esse processo resulta em uma bebida muito mais refrescante e uma grande opção certeira, sobretudo, para o verão. Porém, com a harmonização certa, a bebida também pode muito bem ser saboreada nas demais estações.
Que tal conhecer mais de perto a bebida e os benefícios que ela tem a trazer para a sua saúde? Vem com a gente descobrir mais detalhes nas próximas linhas!
Sobre a fabricação do vinho seco
O processo de fermentação do vinho é iniciado a partir do momento em que as uvas são esmagadas. De família nobre, as uvas mais utilizadas para o vinho seco são as vitis viníferas, uvas exclusivamente viníferas, que garantem este baixo teor de açúcar.
É importante ressaltar que o vinho, para ser seco, precisa respeitar o máximo de glicose por litro, que é de até 4 gramas. Em sua produção, nenhum açúcar extra é adicionado, apenas os das uvas usadas em sua fermentação.
Benefícios do vinho seco à saúde
Por não conter muito açúcar, o vinho seco é um grande aliado da nossa saúde. Isso porque a bebida conta com concentrações significativas de antioxidantes em sua composição. Destacamos alguns dos principais benefícios do vinho seco abaixo.
Capaz de prevenir doenças cardiovasculares
Como citamos nas linhas anteriores, o vinho seco conta com uma ótima quantidade de antioxidantes. Estes inibem a ação de radicais livres que são causadores de diversas doenças, como as cardiovasculares.
O benefício é proporcionado, sobretudo, por uma molécula chamada resveratrol, presente nas sementes das uvas. Essa substância tem o poder de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom, impedindo a formação de gorduras que podem entupir veias e vasos sanguíneos.
Alivia o estresse
Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o álcool presente no vinho que é capaz de proporcionar o relaxamento. Estudos comprovam que a resveratrol também conta com propriedades anti estressantes.
O benefício é possível graças ao bloqueio, feito pela substância, que evita que a enzima causadora do estresse, ansiedade e depressão entre em cena.
Controla o diabetes
Pelo fato de conter um índice menor de glicose, os diabéticos também podem consumir o vinho seco. Além disso, estudos apontam que o consumo do vinho tinto seco, alinhado a uma dieta correta, é capaz de diminuir a resistência à insulina do corpo.
Entretanto, vale lembrar que existe uma quantidade diária ideal para o consumo do vinho. Portanto, mantenha-se apenas em uma taça, ou seja, por volta de 150 ml.
Aposte no vinho seco em sua alimentação
Além da própria apreciação, o vinho tinto seco é uma grande opção para compor os mais diversos pratos. O mesmo é excelente para o preparo de fondues, risotos, ensopados, molhos e, até mesmo sobremesas.
A melhor escolha para compor a refeição na categoria vinho tinto seco é aquela que contenha notas delicadas e frutadas. A escolha irá evitar que o sabor do vinho sobressaia sobre os demais, prejudicando a experiência. Em relação a sobremesas, a opção faz combinação perfeita com chocolates diversos.
Já o vinho branco seco pode ser utilizado exclusivamente com peixes vegetais e frutos do mar. Porém, vale lembrar que o álcool deve ser evaporado antes de incrementar a bebida na receita. Caso contrário o teor alcoólico irá sobressair, prejudicando a experiência do prato. Em relação a doces, a opção faz par perfeito com chocolate branco e tortas.
Como apreciar o vinho seco?
Para aqueles que não tem muito costume com o mundo dos vinhos, apreciar o vinho seco pode ser algo um pouco mais difícil, porém não impossível. Para que a bebida seja apreciada corretamente é preciso que a mesma tenha contato com áreas diferentes da boca. Assim, o paladar poderá ser aguçado e as notas características da bebida diminuídas.
Por conta das suas notas marcantes, é possível, logo de cara, identificar um vinho seco. Por isso, é comum que, mesmo provando vinhos secos diferentes, se demore a acostumar com o sabor característico da bebida. Além disso, é importante ressaltar que a temperatura correta do vinho e o seu bom armazenamento influenciam significativamente em uma boa apreciação.
Enfim, agora que você já sabe tudo sobre o processo de fermentação, benefícios e harmonização do vinho seco, que tal escolher uma garrafa para apreciar? Apostamos que a experiência será inesquecível!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele amigo que adora beber um bom vinho!