Vinho equilibrado: você sabe o que isso quer dizer?

Vinho equilibrado: você sabe o que isso quer dizer?

Um vinho equilibrado é uma verdadeira preciosidade e garante uma apreciação inesquecível da bebida.

Você já se deparou com a descrição “vinho equilibrado” em algum rótulo? O que será que isso quer dizer? Bom, o equilíbrio de um vinho é um fator de total importância, pois é determinante para agradar ou não o paladar. Elegante, harmônico, agradável e redondo são termos que também podem ser encontrados e se referem a este aspecto.

Parece algo totalmente intrigante, não é mesmo? Que tal conhecer mais sobre essa característica dos vinhos? Continue lendo as próximas linhas e saiba todos os detalhes sobre o vinho equilibrado.

A harmonia é a principal característica do vinho equilibrado

Quando falamos em vinho equilibrado, falamos também de uma grande harmonia. Ou seja, todos os pontos que tornam o vinho perfeito estão equilibrados. O vinho é o resultado da integração de diversos elementos químicos. Assim, quando todos estão em seu lugar, tem-se o almejado equilíbrio.

Quando uma garrafa está desequilibrada, o álcool, açúcar, taninos ou a acidez se destacam demais e acabam ocultando as outras características. Muitas vezes, você sente dificuldade até mesmo de identificar o que está destoando.

Todos os estilos de vinho devem conter um equilíbrio e cada estilo tem seu tipo de equilíbrio ideal. Um pouco confuso? Bom, imagine um excelente espumante. O mesmo precisa de uma acidez equilibrada, pois isso garantirá o seu frescor, algo típico da bebida. Mas e se a acidez não estiver como deveria ser? Então, provavelmente, a experiência será negativa.

O mesmo fato acontece com os vinhos brancos e rosés. Os tintos, em especial, encontram seu equilíbrio nos taninos. Independente se são leves os encorpados, a harmonia está na adstringência que é saborosa e não machuca as papilas gustativas.

O álcool é outro quesito que precisa de atenção, pois caso não esteja em equilíbrio com os demais componentes, o mesmo deixará a boca quente ou com uma sensação não tão agradável. Assim, o mesmo precisa dialogar com os demais, permitindo uma experiência inesquecível a cada gole.

3 opções de equilíbrio perfeito

Agora que você sabe mais sobre o vinho equilibrado, nada melhor do que conferir algumas opções para saborear. Selecionamos três garrafas que apostamos que você irá adorar:

Espumante Don Guerino Brut

Espumante Don Guerino Brut

Totalmente refrescante e equilibrado. Com coloração amarelo e reflexos esverdeados, a bebida possui aromas florais e frutados. Na boca, esbanja refrescância, equilíbrio e cremosidade.

Vinho Torcello Merlot

Vinho Torcello Merlot

Encorpado, intensamente frutado, complexo e com total equilíbrio. A opção é rica em sabor, sedosa no paladar e de grande classe.

Vinho Cefiro Reserva Syrah Rosé

Vinho Cefiro Reserva Syrah Rosé

Com aroma delicado e frutado, o vinho de cor rosa intenso é outra grande opção para desfrutar. No paladar, a bebida é leve, frutada, fresca e, é claro, muito bem equilibrada.

Enfim, conhecendo mais sobre o vinho equilibrado, sua próxima escolha será muito mais assertiva e apreciada. Ah, e aproveite para experimentar as nossas sugestões, você não irá se arrepender! Gostou do conteúdo? Confira este super vídeo falando mais sobre o equilíbrio dos vinhos abaixo:

Paulo Carvalho Paulo CarvalhoApreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades