Um vinho para cada estação do ano: confira as dicas
Quem disse que vinho é uma bebida que deve ser consumida somente nos dias frios? Já pensou em ter um vinho para cada estação do ano?
A verdade é que o vinho é uma bebida democrática, que atende os mais diversos paladares, combina com diferentes pratos e vai bem em qualquer ocasião.
Receba nossas novidades
Embora no Brasil a bebida seja mais consumida no frio, há um vinho para cada estação, ou melhor, para cada clima em que você desejar degustar uma tacinha.
Quer saber como aproveitar melhor a bebida em todas as estações? Acompanhe!
Vinhos para a primavera
Os dias mais quentes, em países tropicais como o Brasil, pedem, automaticamente, bebidas mais leves, como é o caso dos vinhos jovens.
Vinhos jovens são os espumantes, rosés e brancos leves. Esses vinhos são reconhecidos pelo frescor, pela cor e, algumas vezes, pela doçura na medida certa.
Os vinhos de primavera podem harmonizar muito bem com pratos também leves como saladas, peixes, frutos-do-mar e algumas massas.
Vinhos para o verão
Os vinhos de verão podem ser, basicamente, os mesmos consumidos na primavera.
Afinal, nessa estação os dias quentes se intensificam e são comuns atividades ao ar livre, almoços, happy hours ou mesmo uma tarde na piscina.
Quem procura um vinho para cada estação já pode anotar na lista de primavera-verão essas dicas:
- Sauvignon Blanc: um vinho branco, que mistura leveza, frescor e o sabor frutado;
- Rosé de Provence: produzido na região onde são feitos 80% dos vinhos rosés do mundo. São vinhos leves e frescos;
- Pinot Grigio: uma das principais uvas-brancas apresenta vinhos com notas de pêssego e aromas cítricos
E, porque não, incluir na lista de um vinho para cada estação, um tinto? O Pinot Noir e o Chianti podem ser muito bem-vindos nos dias mais quentes, pois também são vinhos leves, aromáticos e macios.
Vinhos para o outono
À medida que o frio vai se aproximando, as vendas dos vinhos tintos começam a disparar novamente no país. E não é por acaso: eles caem ainda melhor nessa época.
Harmonizações com pratos mais intensos, como massas e carnes, são mais escolhidos nessas épocas. Dessa forma, os vinhos tintos costumam acompanhar melhor essa escolha.
O Merlot, um vinho frutado e com notas de ameixa madura e mirtilo, faz sucesso no outono, assim como o Tempranillo, uma uva espanhola que permite a criação de vinhos com coloração forte e notas de frutas vermelhas e terrosas.
Vinhos para o inverno
Assim como os vinhos de primavera e verão levam basicamente as mesmas indicações, também acontece com os vinhos de outono e inverno.
Com os dias ainda mais gelados, você pode começar a apostar em opções mais encorpadas, como os tradicionais:
- Cabernet Sauvignon: um tipo de uva derivada da mistura da Cabernet Franc e Sauvignon Blanc, que tem alta acidez e cor rubi. Portanto, seu sabor é bem robusto e característico, fazendo combinação perfeita com os pratos quentes do inverno, tipo risoto ou carnes com molho;
- Malbec: são de cor mais escura e, em grande parte das vezes, envelhecidos em barris de carvalho, o que deixa seu sabor ainda mais intenso, harmonizando bem com carnes gordurosas;
- Syrah: bem escuro e com sabor complexo e acidez moderada. O vinho para inverno com uvas Syrah faz harmonização perfeita com pratos mais apimentados e queijos fortes.
Muito além de um vinho para cada estação
Embora haja a indicação do vinho para cada estação, lembre-se de que todos os tipos podem ser consumidos em qualquer momento do ano.
É importante ressaltar que a temperatura ambiente pode transformar a sua experiência com a bebida e, por isso, reunimos essas dicas de um vinho para cada estação.
Por outro lado, para saber qual vinho te agrada mais e qual combina com cada momento e harmonização, a melhor dica é: deguste-os! Saúde!