Sabor do vinho: Como a temperatura pode influenciar

Sabor do vinho: Como a temperatura pode influenciar

Desconsiderada por muitos, a temperatura tem total influência no sabor do vinho.

Você já parou para pensar em como a temperatura pode influenciar no sabor do vinho? A temperatura é um dos principais fatores que garantem uma degustação positiva ou negativa da bebida.

Receba nossas novidades


    Pode parecer besteira, mas alguns graus para mais ou para menos, dependendo do tipo de vinho, pode fazer total diferença no paladar. Portanto, pensando nisso, que tal aprender mais sobre a temperatura certa para o sabor do vinho ideal? Vem com a gente para as próximas linhas e confira mais detalhes.

    Vinho na temperatura ambiente?

    Um grande mito sobre a temperatura do vinho rodeia o mercado e, provavelmente, se você já conversou com outra pessoa sobre o assunto já deve ter ouvido falar.

    O ditado popular que o vinho deve ser consumido em temperatura ambiente é uma grande balela. Este mito veio dos países em que o clima é frio, com máximas de 16°. Nestes casos, o consumo do vinho não exige uma influência direta na temperatura. Entretanto, esta não é a realidade da grande maioria dos países.

    Imagine morar no Rio de Janeiro e degustar um vinho tinto a 40°. Uma experiência, sem dúvidas, desagradável, não é mesmo? Por isso, não se deve considerar beber um vinho em temperatura ambiente. Ou melhor, na temperatura natural em que o ambiente está.

    Quais as mudanças que podem ser percebidas no sabor do vinho de acordo com a temperatura?

    Já falamos mais vale ressaltar: o sabor do vinho pode mudar completamente de acordo com sua temperatura. Por exemplo, a temperatura da bebida é capaz de ativar ou inibir as papilas gustativas, que têm sensibilidade reduzida quando a bebida é saboreada abaixo dos 10°.

    Outro fator que pode se diferenciar é o teor alcoólico. Provavelmente, se você gosta de apreciar um bom vinho, já deve ter sentido o teor de álcool muito maior, não é mesmo? O motivo pode estar ligado a sua temperatura. Isso porque quando o vinho está acima dos 20° o álcool se torna predominante no paladar.

    Além disso, não podemos esquecer da doçura, aroma e dos taninos, que também são afetados diretamente pela temperatura. Tanto a doçura quanto o aroma ficam mais evidenciados em temperaturas mais altas. Entretanto, o contrário também acontece quando a bebida está muito gelada, tornando, inclusive, o sabor do vinho “sem graça”.

    Em relação aos taninos, quanto menor for a temperatura do vinho maior tende a ser a sua predominância. O fato pode tornar a experiência negativa e o sabor do vinho totalmente desagradável.

    Vinhos mais caro do mundo.

    Qual a temperatura ideal para garantir um bom sabor do vinho?

    Cada tipo de vinho conta com suas particularidades. Portanto, é importante estar atento para não errar na hora de medir a temperatura da bebida.

    Vinhos brancos

    Os vinhos brancos, geralmente, garantem um melhor sabor em temperaturas mais baixas. Isso porque a bebida carrega com si frescor, leveza e aromas delicados. Portanto, os vinhos brancos leves devem ser servidos entre 6 e 8°. Já amadeirados, envelhecidos e licorosos entre 10 e 12°.

    Vinhos rosés

    Os vinhos rosés também são marcados por sua leveza e refrescância. Entretanto, sua estrutura em si se difere dos vinhos brancos. Portanto, a temperatura ideal para um bom sabor do vinho fica entre 8 a 12°.

    Vinhos espumantes

    Os vinhos espumantes também pedem temperaturas mais baixas. Portanto, estima-se consumi-lo entre 6 e 12°, dependendo do estilo. Vale destacar que quando a temperatura está maior do que essas o gás carbônico se desprende mais rápido, reduzindo as borbulhas.

    Vinhos tintos

    Ao contrário das demais opções, os vinhos tintos são servidos em temperaturas mais altas. Quando a temperatura está baixa demais o sabor do vinho pode apresentar certa aspereza por conta do realce dos taninos.

    Assim, indica-se apreciar os vinhos leves entre 12 e 14°, os sem madeira e jovens entre 14 e 16° e os médios em 16°. Já os encorpados e envelhecidos devem estar entre 16 e 18°, os do porto e fortificados em 14° e os do porto vintage entre 16 e 18°.

    Enfim, com a temperatura certa a apreciação do vinho se torna muito melhor. Aproveite nossas dicas para garantir um sabor único para o seu vinho e brindar grandes momentos.

    Gostou? Aproveite para conferir nossas outras dicas.

    Paulo Carvalho Paulo CarvalhoApreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.