Estilos de vinho: as características que vão te ajudar a escolher

Estilos de vinho: as características que vão te ajudar a escolher

Se você é um entusiasta do mundo dos vinhos, saiba que uma das primeiras e mais importantes lições a se aprender sobre a bebida são os estilos de vinho.

Muito mais do que a teoria, eles vão te ajudar a entender e identificar o seu tipo favorito.

Receba nossas novidades


    É comum que na fase de iniciante você se sinta perdido ao harmonizar, comprar e até mesmo degustar.

    Por isso, entender essas particularidades te ajudarão a ter um domínio cada vez maior sobre o assunto.

    Aqui você encontrará quesitos importantes sobre os estilos de vinho, como a cor, doçura, acidez, taninos e muito mais. Acompanhe!

    6 pontos que definem os estilos de vinho

    Para conhecer mais os estilos de vinho e na hora de escolhê-los, é indispensável observar as características listadas a seguir.

    1. Cor

    Sem dúvidas a cor é a principal característica para identificar os estilos de vinho, isso porque, ela indica basicamente as variedades de uvas e a forma como a bebida é produzida.

    Os pigmentos presentes nas uvas tintas são responsáveis pelas cores dos vinhos, que podem variar em tons de vermelho, roxo e até azul. 

    Entretanto, existem também as uvas-brancas, que fornecem os vinhos brancos, mas também são capazes de gerar cor à bebida quando as cascas ficam em contato com o suco por um longo período.

    Em resumo, os estilos de vinho separado por cores são:

    Estilos de vinho: diversas cores

    Vinho tinto

     O vinho tinto é elaborado a partir do suco de uvas tintas que ficam em contato com as cascas durante o processo de fermentação. Normalmente é mais encorpado e possui coloração avermelhada e roxa.

    Vinho branco

    O vinho branco é feito a partir das uvas brancas ou das tintas sem casa.

    Quando as cascas ficam em contato prolongado com o suco, essas uvas também produzem os chamados vinhos laranjas.

    Vinho rosé

    O vinho rosé é também um dos estilos de vinho elaborado com a uva tinta, porém, ele permanece menos tempo em contato com as cascas durante o processo de fermentação.

    2. Doçura

    A quantidade de açúcar pode mudar bastante uma bebida, por isso ela influencia tanto quando falamos dos estilos de vinho. Para avaliar o nível de doçura há uma classificação de acordo com o nível de açúcar:

    • Suaves: contém mais de 25 g por litro;
    • Demi-sec (semi-secos): contém de 4,1 g a 25 g por litro;
    • Seco: contém até 4 g por litro.

    Embora o açúcar seja um fator que influencia bastante o sabor do vinho, isso também pode ser alterado por sua acidez e até mesmo pela temperatura em que a bebida será consumida.

    Estilos de vinho: doce

    3. Acidez

    Como falamos, os estilos de vinho são muito influenciados pela sua acidez, que por sua vez, está presente na polpa da uva e confere ao vinho suas características refrescantes.

    A acidez do vinho pode ser descrita como baixa, média e alta. Isso também é o que determina se o vinho possui potencial de envelhecimento ou foi produzido para ser consumido rapidamente.

    Estilos de vinho: acidez

    4. Taninos

    Os taninos também possuem influência nos estilos de vinho, pois são as substâncias responsáveis pela sensação de secura que alguns tipos da bebida possuem. 

    Assim como a acidez, os taninos são descritos como de baixa, média ou de alta presença. Além disso, também fazem parte do quesito que transforma o potencial de envelhecimento de um vinho.

    Ainda que não agrada muita gente, vinhos com alta presença de taninos harmonizam muito bem com pratos gordurosos, por exemplo.

    Estilos de vinho: taninos

    5. Corpo

    O corpo é o peso que o vinho possui na boca. Isso é, quanto à concentração de uva, os níveis de álcool, a quantidade de açúcar e até mesmo o tempo de envelhecimento em barris de carvalho.

    O corpo é separado em três níveis: 

    • Leves (espumantes, frisantes, brancos e rosés);
    • Médios (tintos leves como Merlot ou Pinot Noir);
    • Encorpados (licorosos, fortificados, tipos como Malbec, Cabernet Sauvignon e outros).

    Estilos de vinho: corpo

    6. Álcool

    Quanto mais quente o vinho se apresentar na boca, mais álcool ele possui. E vale lembrar que o álcool se dá a partir da presença natural de açúcar que permanece na bebida.

    Uma curiosidade interessante sobre essa questão é que existe uma legislação em cada país sobre o teor alcoólico permitido em vinhos. No Brasil, o correto é entre 8,6% e 14% no volume.

    Estilos de vinho: alcool

    Gostou dessas dicas? Veja também qual tipo de vinho combina com sua personalidade.

    Paola Felix Paola FelixEstágiaria em jornalismo, traz a paixão pelo vinho como herança de família. Em todas as comemorações ele está presente.

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.