4 dicas essenciais de como servir vinhos corretamente
Saber como servir vinhos da maneira certa pode ser considerado quase uma arte. Afinal, são alguns passos para garantir que a bebida chegue com o seu aproveitamento total até a taça.
Além disso, não dá para ignorar o fato que saber como servir vinhos corretamente torna a experiência de tomar a bebida mais completa.
Receba nossas novidades
Embora pareça muito complicado para algumas pessoas, servir o vinho é simples e vai te garantir um momento especial, além de mais conhecimento.
Para te auxiliar nessa etapa, separamos algumas dicas a seguir.
1. Temperatura
A temperatura é sempre um dos pontos que deve demandar atenção de quem quer saber como servir vinhos da forma ideal. Isso porque, ela influencia diretamente nos aromas e sabores da bebida.
Quando o vinho é servido em uma temperatura mais alta do que o indicado, ele se apresentará uma sensação alcoólica maior e os taninos ficarão em evidência.
Por outro lado, se são servidos muito gelados, podem perder suas principais características.
Naturalmente, vinhos brancos e vinhos rosés são servidos mais frios que os tintos, mas é preciso analisar cada estilo e a maneira ideal de servi-lo:
- Brancos doces: serve-se gelado, de 6 a 8ºC;
- Brancos leves e rosés: serve-se gelado, de 6 a 10ºC;
- Brancos encorpados: serve-se fresco, de 10 a 13ºC;
- Frisantes e espumantes: serve-se gelado, de 6 a 10ºC;
- Tintos leves: serve-se fresco, 13ºC;
- Tintos médios e encorpados: serve-se levemente fresco, de 15 a 18ºC.
Para seguir precisamente os números indicados acima, você precisará configurar a sua adega ou contar com a ajuda de um termômetro.
Mas se você não possuir nenhuma dessas opções, não se preocupe. O importante é que a temperatura esteja pelo menos próximo ao que é ideal.
Para garantir que fiquem mais próximos do ideal, no caso de vinhos tintos, leve à geladeira 15 minutos antes de servir. Já os brancos, rosés e espumantes, o ideal é que gelem bem antes de serem servidos.
2. Abrindo a garrafa
Um item importante para quem quer saber como servir vinhos corretamente é começar abrindo a garrafa da maneira certa.
Saber esse passo não tem só a ver com a estética do momento, mas também evita acidentes e até mesmo que pedaços da rolha caiam na bebida.
Sendo assim, siga os seguintes passos:
- Com faca de serra, ou preferencialmente o cortador do próprio saca-rolhas, corte a cápsula logo abaixo do bico da garrafa e a remova;
- Limpe o gargalo para tirar a poeira (principalmente de vinhos guardados há muito tempo);
- Posicione a espiral do abridor no centro da rolha, faça um pequeno furo e vá girando até o último elo do espiral estar dentro da rolha;
- No caso de abridor de dois estágios, utilize as fases para criar uma alavanca que vai ajudar a puxar a rolha. Ou no caso de abridor de “asas”, puxe as duas para cima.
3. Ordem de degustação
Se a ideia for degustar vários tipos de vinho, atente-se na ordem certa antes de servi-los. Isso porque, o sabor e a estrutura de cada bebida nunca deve sobressair no que vem a seguir.
Dessa forma, a ordem correta seria:
- Vinhos Brancos e depois tintos;
- Vinhos secos e depois doces;
- Vinhos leves e depois os encorpados;
- Vinhos jovens e depois os mais antigos.
4. Quantidade de vinho
Uma das principais regras de como servir vinhos é a quantidade de bebida servida na taça. Acredite, essa não é somente uma questão de etiqueta.
Servir muita bebida pode mudar as suas características ao longo da degustação, uma vez que ela tende a esquentar mais do que deveria.
Para vinhos tintos, sirva apenas 1/3 da taça. Vinhos brancos e rosés sirva um pouco menos da metade, e espumantes sirva 2/3.
Aprendeu como servir vinhos? Pratique!
Como qualquer outro passo no mundo dos vinhos, o jeito certo de servir se torna natural quando praticado. Por isso, abra uma garrafa e aproveite para degustar uma tacinha!
Gostou deste conteúdo? Veja também qual tipo de vinho combina com sua personalidade.