Conheça as melhores combinações entre vinhos e carnes

Saber escolher vinhos e combiná-los com diferentes tipos de comidas é uma verdadeira arte.

Saber escolher vinhos e combiná-los com diferentes tipos de comidas é uma verdadeira arte.

Mas acredite, ela é mais simples do que parece, e todo mundo pode fazer, até mesmo se você pretende combinar vinhos e carnes.

Receba nossas novidades

    O vinho é uma bebida democrática e que se adequa a diferentes ocasiões e paladares, basta saber como escolher o ideal.

    Afinal, eles podem ser harmonizados tanto com carnes finas, quanto com churrasco.

    Se você não quer perder o melhor da combinação entre vinhos e carnes, algumas dicas básicas podem ajudar a evitar erros que podem arruinar as escolhas.

    Separamos algumas delas e você verá a seguir!

    Segredos de harmonização dos vinhos

    Existem diversas maneiras de entender qual o melhor tipo de vinho para harmonizar com cada alimento, entre eles existe a técnica de rota de harmonização, que possui três maneiras de combinar vinhos e carnes, como também outros tipos de comidas.

    Entenda como cada rota pode te ajudar a fazer a escolha certa de vinhos e carnes:

    Afinidade

    A harmonização por afinidade é aquela que procura equilibrar as semelhanças entre o vinho e o alimento. 

    Dessa forma, se você optar por um prato pesado como uma carne de cordeiro, por exemplo, a dica é escolher um vinho igualmente presente, como um Cabernet Sauvignon.

    Outra maneira de tornar essa harmonização ainda mais assertiva é servir à mesa o mesmo vinho usado na preparação dos pratos, quando há essa inserção.

    Contraste

    Essa forma de harmonizar também recorre ao equilíbrio. Portanto, quando escolher um prato mais salgado ou gorduroso, opte por um vinho mais leve, como um Sauvignon Blanc, por exemplo. 

    Como em todas as dicas, essas combinações precisam de cuidados para não terem efeito contrário.

    Regional

    Comer um prato italiano e escolher um vinho da mesma região parece uma dica simples, mas pode ajudar na hora das combinações.

    No caso de vinhos e carnes, você pode escolher por exemplo um bife ancho com um vinho tinto argentino.

    Melhores harmonizações de vinhos e carnes vermelhas

    Agora que você já conferiu algumas dicas que podem servir tanto para harmonizar vinhos e pizza, comida japonesa e outros, é hora de saber especificamente sobre vinhos e carnes comuns.

    Hambúrguer

    Quem disse que um bom hambúrguer não pode ser acompanhado de uma taça de vinho? 

    Para encontrar a melhor combinação, o ideal é saber quais carnes compõem o blend. Normalmente são usadas, acém, patinho e outras carnes macias e magras.

    Nesses casos, você pode optar por um Pinot Noir, que possui taninos menores e corpo médio. 

    Porém, se a escolha da carne contar com carnes mais gordurosas como bacon ou costela, o ideal é buscar vinhos mais encorpados.

    Contrafilé

    O contrafilé brasileiro é da mesma origem do bife ancho argentino. Por suas vez, a suculência deles combina muito bem com um Malbec Argentino.

    Filé Mignon

    Se você pensar em combinar vinhos e carnes, essa é uma excelente pedida: filé mignon com um Pinot Noir, especialmente rótulos mais densos.

    Picanha

    A favorita dos churrascos brasileiros é também uma das mais gordurosas, macias e suculentas.

    Sendo assim, o indicado é escolher um vinho com taninos e acidez mais presentes, como um Cabernet Sauvignon ou Malbec.

    Costela

    Na harmonização com vinhos e carnes também é preciso considerar se haverá algum tipo de molho. No caso da costela, muitos pratos com a carne podem levar.

    Mas, normalmente, vinhos como Cabernet Sauvignon ou Chianti podem ser uma boa alternativa. Já se a costela levar o molho barbecue, por exemplo, a dica é um Syrah.

    Alcatra

    Essa carne contém um corte mais fibroso e com mais gordura, então o ideal é encontrar um vinho que suavize essas características, como um Carménère.

    Gostou dessas dicas? Veja também como combinar vinhos e massas

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.