7 erros ao beber vinho que podem prejudicar a experiência
Uma das bebidas mais antigas do mundo tem caído cada vez mais no gosto popular.
No entanto, ainda é comum cometer erros ao beber vinho, principalmente quando se está dando os primeiros passos nesse novo mundo.
Receba nossas novidades
Não existe uma regra para beber vinho, mas algumas dicas simples podem ajudar a reduzir os erros ao beber vinho que podem até mesmo mudar a sua opinião sobre a bebida.
É importante ficar claro que até mesmo os grandes conhecedores cometem erros ao beber vinho, seja quanto à temperatura, forma de abrir, de degustar ou outros.
Pensando nisso, separamos alguns erros comuns para não cometer mais na hora de aproveitar algumas taças.
1. Temperatura errada
Um dos principais erros ao beber vinho quando se é iniciante é errar a temperatura. Quando isso acontece, as principais características do vinho são perdidas e isso pode até torná-lo desagradável.
Servir o vinho quente, por exemplo, pode realçar o álcool presente nele, enquanto servi-lo muito frio, por sua vez, pode fazer com que a bebida perca completamente o gosto ou ganhe muita acidez.
Para servi-lo na temperatura ideal é preciso observar as recomendações de cada vinho e também levar em consideração o tempo da cidade e a época do ano.
2. Escolher pelo preço ou rótulo
Outro erro comum de quem começou a beber vinhos há pouco tempo é achar que os vinhos mais caros são de melhor qualidade, ou considerar somente os rótulos.
É claro que algumas regiões, cepas e tipos de uvas podem influenciar na qualidade da bebida. No entanto, existem excelentes vinhos que possuem preços acessíveis e das mais variadas regiões do mundo.
Lembre-se que o melhor vinho é aquele que agrada o seu paladar e cabe no seu bolso.
3. Encher a taça
A tentação para encher a taça de bebida pode até ser grande, mas esse é um dos grandes erros ao beber vinho.
As taças com boca grande e compridas existem justamente para aumentar a maturação do vinho e melhorar a sua experiência, e quando você a enche, o efeito pode ser o contrário.
O ideal para vinhos tintos é encher ⅓ da taça apenas, enquanto para vinhos brancos e rosé pode ser um pouco mais do que isso.
4. Colocar gelo
Até que chegue a uma garrafa em sua casa, o vinho passa por muitas etapas de elaboração, cuidadosamente desenvolvidas para proporcionar uma boa experiência.
Portanto, colocar gelo no vinho é um erro ao beber vinho muito comum, mas que faz com que ele perca suas características como corpo, equilíbrio, aroma, entre outros.
Observe a temperatura ideal de cada tipo e procure segui-la, colocando no máximo na geladeira ou dentro de um balde de gelo.
5. Guardar o vinho errado
O contato com o oxigênio faz com que o vinho amadurece, logo, quando esse contato acontece em excesso a bebida perde suas características e se aproxima do sabor de vinagre.
Sendo assim, depois de beber, procure a maneira certa de armazenar na geladeira.
6. Beber sempre o mesmo vinho
É comum que iniciantes escolham sempre os mesmos rótulos, mas esse é um dos erros ao beber vinho que te impede de desenvolver o paladar e o conhecimento.
Para que você domine mais sobre a bebida, a melhor dica é sem dúvidas consumi-la. Por isso, explore novas uvas, regiões, rótulos e harmonizações.
7. Ignorar a harmonização
A harmonização é sempre o motivo de erros ao beber vinho, até mesmo para os mais experientes no assunto.
No entanto, pensar nas combinações pode ajudar a entender a absorver melhor a proposta de cada tipo de vinho e, assim, escolher os seus favoritos.
Veja também como harmonizar petiscos e vinhos!