Vinhos e especiarias: conheça as combinações deliciosas

Vinhos e especiarias: conheça as combinações deliciosas

Escolher os temperos certos na hora de preparar os pratos é essencial para um bom resultado na comida, e acredite, com os vinhos isso também acontece. 

Combinar vinhos e especiarias pode levar a uma melhor experiência na degustação de ambos. Por isso listamos a seguir os principais temperos para usar e com quais vinhos eles harmonizam.

Ervas frescas

As ervas frescas conseguem realçar o sabor de qualquer prato, não é à toa que estão presentes em grande parte das receitas.

Porém, para alcançar uma boa harmonização, é preciso observar cada uma delas presentes no prato. Entenda mais a seguir.

Alecrim

Vinhos e especiarias: Alecrim

O tempero mediterrâneo possui um sabor marcante e é utilizado nos mais variados tipos de pratos.

Normalmente, ele está presente em carne de porco, aves, pães e batatas, e nesses casos, podem cair muito bem com um Cabernet Sauvignon ou Syrah.

No entanto, vinhos e especiarias usadas em peixes leves, pedem um vinho branco de corpo leve, como o Riesling.

Coentro

Vinhos e especiarias: Coentro

Falar de vinhos e especiarias são dois temas que dividem opiniões, principalmente quando se trata do coentro, uma erva fresca de sabor marcante, muito utilizado na culinária nordestina.

Para equilibrar os sabores, o Sauvignon Blanc ou, no caso dos vinhos tintos, um Tempranillo podem ser uma boa escolha.

Hortelã

Vinhos e especiarias: Hortelã

Quando falamos de especiarias democráticas, o hortelã sem dúvidas está na lista, já que é usado desde a preparação de doces e molhos, até saladas, legumes e carnes. 

Em termos de harmonização de vinhos e especiarias, o hortelã pode ser degustado junto com um Merlot, por exemplo.

Manjericão

Vinhos e especiarias: Manjericão

O manjericão aliado ao tomate pode ser a combinação perfeita para qualquer massa. Não é por acaso que esses ingredientes são tão utilizados na culinária italiana.

Se você pensou em uma pizza, lembrou de uma ótima opção. Mas além dela, quando presente em outros pratos o manjericão também pode harmonizar bem com um Pinot Noir ou um Chardonnay.

Ervas de forno

Não podemos falar sobre combinações de vinhos e especiarias e deixar as ervas de forno, que inclusive, podem ter notas presentes nos próprios vinhos. Vamos lá!

Canela

Vinhos e especiarias: Canela

A canela é uma especiaria muito utilizada em receitas mais elaboradas, afinal, ela pode se destacar bastante no prato. Mas isso não é um problema para harmonizar com vinhos.

A dica é optar por uvas igualmente elaboradas, como Cabernet Sauvignon e Tannat.

Cravo

Vinhos e especiarias: Cravo

Assim como a canela, o cravo também pode ganhar destaque no quesito sabor quando inserido nos pratos. Por isso, harmonizar essa especiaria com vinhos é importante para ter uma boa experiência.

Nesse caso, escolha vinhos mais potentes, com longa passagem nas barricas de carvalho, ou até mesmo aqueles de corpo médio, preferencialmente com toque amadeirado.

Outras possibilidades de vinhos e especiarias

Apesar de termos citado as especiarias mais comuns, não podemos deixar de falar daquelas bastante utilizadas em diversos países: as pimentas. 

Quando utilizadas na quantidade certa e com a combinação ideal, elas podem oferecer uma experiência gastronômica prazerosa.

Como exemplo, podemos falar dessas:

  • Chilli: utilizada na culinária mexicana, ela harmoniza muito bem com um Sauvignon Blanc, e no caso dos tintos, com o Carmènére, Pinot Noir, Merlot, Malbec ou Zinfandel.
  • Chipotle: também muito utilizada em pratos mexicanos, ela combina com vinhos de acidez moderada, como um vinho branco ou até mesmo um rosé.

Se você gostou dessas dicas sobre como combinar vinhos e especiarias, não deixe de conferir também 4 receitas de molho com vinho e como combinar frutas e vinhos.

Geovanna Geovanna

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades