Vinho tinto: saiba tudo sobre o tipo mais popular do mundo
Quando se fala de vinho, esse é certamente o primeiro tipo que vem à cabeça.
O vinho tinto é o mais popular e consumido em todo o mundo, isso porque possui muitas variações que agradam desde os paladares iniciantes até os mais experientes.
Receba nossas novidades
Para se ter ideia, de acordo com pesquisadores, as primeiras vinhas do mundo surgiram há mais de 7 mil anos.
No Brasil, eles começaram a ser produzidos por volta de 1875, no Rio Grande do Sul. Mas o fato é que diversos países produzem vinhos excelentes.
Com tanta variedade na hora de escolher uma garrafa é comum você ficar confuso.
Mas para mudar isso, as melhores dicas são: experimentar os diferentes tipos e continuar neste artigo para saber informações essenciais sobre o vinho tinto.
Principais características do vinho tinto
O vinho tinto possui a característica conhecida por todos que é a sua cor avermelhada que se dá por conta da sua produção com castas tintas.
Apesar de ser enxergado como um tipo de bebida de mais presença, por conter níveis consideráveis de tanino, os estilos desse vinho podem variar entre os leves, médios e encorpados.
De forma geral, o vinho tinto pode harmonizar muito bem com diferentes pratos, desde carnes, petiscos, pizza, entre outros.
Para saber se a combinação dá certo, é preciso fazer escolhas em que o prato não sobreponha o sabor do vinho, e nem o contrário.
Além disso, lembre-se que quanto mais encorpado for o vinho, mais ele combina com comidas “fortes” ou gordurosas.
Como todo vinho, os tintos também pedem uma temperatura ideal para serem consumidos.
Afinal, temperaturas muito altas fazem com que o álcool presente no vinho se sobreponha ao sabor, enquanto as temperaturas muito baixas fazem com que o tanino prevaleça.
É recomendado consumir os tintos leves na temperatura de 12 a 14ºC, para os de médio corpo, de 14 a 16ºC, já para os encorpados é indicado consumir de 16 a 18ºC.
Como é feito o vinho tinto?
Todos os vinhos tintos são resultado da fermentação alcoólica natural das uvas.
As cores dos vinhos são provenientes das cascas das uvas e podem variar de acordo com a casta e também com a maturidade do vinho.
Depois da colheita as uvas são separadas e passam pela maceração, uma etapa muito importante na produção do vinho tinto.
É nesse momento que são absorvidos os componentes das cascas da uva, e que o enólogo, especialista em produção de vinhos, decide quanto tempo a bebida permanecerá neste processo para alcançar os resultados desejados.
A próxima etapa é a fermentação alcoólica que é feita, normalmente, em tanques de aço inoxidável.
Após esse processo é feita a clarificação, que retira as sementes e outros sedimentos, e então ocorre o processo de amadurecimento que pode acontecer em tanques de aço inox, barricas de carvalho ou nas próprias garrafas.
Tipos de vinho tinto
18
Bem o vinho branco, o tinto também apresenta uma variedade grande de uvas as quais é possível produzir diferentes sabores. Entre os tipos de uva mais consumidas estão:
Cabernet Sauvignon
Essa uva produz vinhos encorpados, com aromas herbáceos e também um pouco tânicos. Eles envelhecem bem engarrafados.
Pinot Noir
Dessa uva são produzidos vinhos suaves, discretos e com tons sofisticados. Uma boa recomendação para quem está começando a se aventurar no vinho tinto.
Merlot
O Merlot é um tipo de vinho mais fácil de consumir por sua característica macia, mas ainda assim encorpado e com aromas e sabores muito frutados. Ideal para consumir ainda jovem.
Malbec
O tipo mais produzido pela Argentina traz um vinho macio, aromático e com leve sabor de flores e especiarias.
Carménère
A uva produz vinhos bastante encorpados, com taninos marcantes e aroma levemente apimentado.
Agora que você já conhece mais sobre o vinho tinto, saiba também os 6 segredos para escolher o vinho ideal!