Se você está começando a aprender sobre vinhos, ou mesmo se é um apaixonado, o vinho branco é sempre uma ótima escolha.
Os vinhos brancos conquistam o paladar principalmente daqueles que ainda não estão acostumados com os mais intensos.
Receba nossas novidades
Apesar de serem conhecidos como “vinho de entrada” ou “vinho de verão”, por sua leveza e facilidade de ser ingerido, eles são opções que se adéquam bem com diferentes ocasiões, climas e acompanhamentos.
Então, se você está começando a desbravar o universo dos vinhos, acompanhe este artigo para conhecer um dos tipos favoritos dos brasileiros: o vinho branco.
Principais características do vinho branco
A principal característica que diferencia os vinhos brancos dos vinhos tintos é a sua coloração dourada e o seu sabor mais frutado.
Por se tratar de um vinho suave na maioria dos casos, ele costuma ser bastante consumido em países tropicais como o Brasil.
Normalmente o recomendado é que os vinhos brancos sejam consumidos em temperaturas mais baixas que o vinho tinto, entre 8º e 10º, porém isso também pode variar de acordo com a sua estrutura e corpo.
Vale ressaltar que na categoria de vinhos brancos estão também os espumantes e champagnes, que são produzidos nas mesmas uvas, mas possuem outras características.
Outra característica importante na hora de escolher o vinho branco é saber que eles, assim como os tintos, são divididos em grupos, como:
- Vinhos brancos leves;
- Vinhos brancos leves e refrescantes;
- Vinhos brancos encorpados.
Como é feito o vinho branco?
Ao contrário do que muita gente pensa, o vinho branco não é feito somente de uvas brancas, ele também pode conter uvas tintas.
A cor dos vinhos acontece a partir da concentração de pigmentos naturais contidos na casca da uva.
Na hora da produção os vinhos brancos praticamente não têm contato com as cascas e sementes, para que não obtenham a coloração e sabor.
Para a produção os vinhos passam por um processo de fermentação que contém gás, mas no caso deste vinho os gases são eliminados.
Depois, a bebida passa pela etapa de clarificação e então para a estabilização do amadurecimento que pode acontecer em tanques de aço inox, concretos ou barricas de carvalho.
Depois, o vinho é filtrado novamente, engarrafado e comercializado.
Tipos de vinho branco
Existe uma variedade grande de uvas as quais é possível produzir o vinho branco, por isso a entrega dos sabores também pode variar. Alguns dos tipos são:
Sauvignon Blanc
Bastante conhecido e consumido no Brasil, esse tipo de vinho é gerado a partir de uvas cultivadas na França, normalmente.
Ele gera vinhos mais leves, com aromas de frutas cítricas e ótimos para degustar principalmente no verão.
Chardonnay
Esse vinho pode gerar diferentes apresentações de acordo com a região onde é cultivado, sendo comuns no Chile e na França.
No entanto, a sua característica é o envelhecimento médio e o sabor e aroma frutados.
É um dos poucos brancos que se beneficia da fermentação em barris de carvalho e que também é usado para a produção de espumantes.
Pinot Gris ou Pinot Grigio
Pinot grigio e Pinot Gris são nomes diferentes mas que se referem ao mesmo vinho, a diferença é que um é usado na França e o outro na Itália.
Esse tipo de uva produz vinhos frutados e com bons aromas, mais delicados que o Chardonnay.
Além desses tipos mais comuns e mais consumidos aqui no Brasil, também existem outras opções como o Moscato, Riesling, Gewürztraminer e Chenin Blanc.
Por quanto tempo o vinho branco pode ser guardado?
O tempo indicado para o amadurecimento do vinho vai depender de cada fabricação e uva, mas no geral são indicados esses períodos:
- Frutados e leves (verdes, brancos simples): 1 a 3 anos;
- Brancos barricados de categoria de reserva: 3 a 6 anos;
- Grandes brancos barricados: 4 a 12 anos.
Depois de aberto o ideal é que eles fiquem na geladeira por no máximo 3 dias, já que depois desse período começam a perder as suas características.
Gostou desta iniciação no mundo dos vinhos a partir do vinho branco? Navegue em nosso site e conheça tudo sobre o vinho verde!