Degustação vertical ou horizontal de vinhos: entenda as diferenças entre eles
O mundo dos vinhos carrega muitas novidades que vão desde a sua degustação até as expressões utilizadas. Você já ouviu falar, por exemplo, em degustação vertical ou horizontal?
Conhecer expressões como essa, em qual contexto ela é inserida, sobre os processos de degustação do vinho, entre outros assuntos, ajudarão a tornar a experiência com a bebida ainda mais interessante.
Receba nossas novidades
Pensando nisso, vamos explorar neste post o conhecimento sobre o que é degustação vertical, o que é degustação horizontal e qual a diferença entre elas. Pegue a sua taça e acompanhe!
Há diferença entre beber e degustar vinho?
Se você é um entusiasta dos vinhos deve estar se perguntando se realmente há diferença entre beber e degustar vinho, e nós te respondemos.
Mais do que apenas ingerir a bebida, degustar significa apreciar o vinho e estimular os seus sentidos para encontrar as principais características dele como cor, sabor e aromas.
A cada degustação você estará explorando os seus sentidos e criando mais vínculos com a bebida, facilitando não só o reconhecimento nas próximas experiências, como também te ajudando a definir o seu estilo de vinho e suas harmonizações favoritas.
O que é degustação vertical?
A degustação vertical é a forma mais comum a qual você costuma tomar o seu vinho. Ou seja, ela consiste na apreciação da bebida, sendo a maioria do mesmo produtor e mesmo rótulo, porém de safras diferentes.
Na degustação vertical é possível ou não perceber a evolução do vinho de acordo com o passar dos anos. Com isso, quem está tomando pode analisar as suas propostas, a qualidade, etc.
Para facilitar a degustação vertical, o consumidor pode experimentar os vinhos em ordem cronológica.
O que é degustação horizontal?
A degustação horizontal, por sua vez, não é considerada o contrário da vertical. Ela se apresenta apenas como uma maneira diferente de analisar a bebida.
Nesse tipo de degustação o consumidor pode analisar vinhos da mesma safra e da uva, porém de regiões e produtores diferentes.
Nesse caso, características como a qualidade do processo aplicado pode ficar mais evidente.
Principais diferenças entre as degustações
Como falamos, o propósito de degustações verticais e horizontais são diferentes.
Enquanto na primeira a busca serve para identificar as influências do clima e da evolução em um mesmo vinho de safras diferentes, na segunda as comparações podem ser um pouco mais abrangentes.
Portanto, é possível dizer que a degustação vertical e horizontal não são opostas e juntas podem ser complementares. Sendo assim, utilize as duas técnicas para entender mais sobre a bebida.
Degustação comparativa
Além das chamadas degustação vertical e horizontal, existe também a degustação comparativa.
Essa experiência segue um modelo mais tradicional, feita a partir da escolha de dois vinhos diferentes e mais simples de serem avaliados.
Nesse caso, a proposta é basicamente observar as diferenças e similaridades entre as duas escolhas. Assim, essa é uma boa opção para aprender melhor e de forma mais simples.
Onde fazer uma degustação vertical de vinhos?
Se possível, escolha fazer a sua degustação em confrarias ou com um sommelier que possa te apresentar a diversidade de vinhos e orientar os seus sentidos para perceber mais facilmente cada uma das características.
Porém, também há outras maneiras de fazer uma degustação:
Curso de vinhos
Um curso é indicado tanto para iniciantes como para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, seja para entrar profissionalmente na área, ou somente para desbravar o assunto.
Naturalmente, nesse tipo de aprendizado há a prática de degustação que explora sobre a origem, história, produção, aromas, sabor e muito mais.
Restaurantes
Hoje em dia há bares e restaurantes especializados em vinhos, que oferecem a experiência com um sommelier para guiar. Você ainda pode harmonizar os vinhos com bons pratos e aproveitar o momento.
Em casa
Escolha entre a degustação vertical, horizontal ou comparativa, invista em algumas garrafas de vinhos e queijos que harmonizem e tente observar as características de cada um deles.
Para melhorar esse momento, anote o que percebeu e guarde os nomes daqueles que foram os favoritos.