Vinho de jabuticaba? Conheça a opção que está dando o que falar!
Que tal brindar com uma taça de vinho de jabuticaba? A bebida “diferentona” é encontrada no interior do Rio de Janeiro.
Já pensou saborear um vinho de jabuticaba? O sabor inusitado vem dando o que falar nos últimos tempos e pode ser encontrado facilmente no Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Varre-Sai, onde a produção artesanal do vinho de jabuticaba é feita.
Receba nossas novidades
A opção virou uma grande tradição, deixada pelas famílias italianas que ali se instalaram no final do século XIX. Como não encontraram uvas, algo comum na Itália, eles passaram a fabricar a bebida tradicional do país a partir de jabuticabas.
Projetos para conhecer melhor o vinho estão ativos desde o final de 2018 e propõe uma avaliação mais a fundo do método de produção. Será que logo veremos o vinho de jabuticaba nas prateleiras de todo o país?
Como é possível?
A jabuticaba conta com propriedades funcionais, efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Essas características tornam a fruta extremamente interessante para a elaboração de produtos diferenciados.
A bebida fermentada, derivada da jabuticaba, apresenta características funcionais importantes, como aquelas que já conhecemos no vinho de uva. As antocianinas estão presentes nas cascas do fruto e tem a responsabilidade de deixar a coloração vermelha, aquela que conhecemos no vinho tinto.
Durante o processo de fermentação da jabuticaba, grande parte das substâncias fenólicas é extraída e passa para o produto final. Assim, este processo vem sendo estudado a fundo, de modo a compreender melhor, divulgando e promovendo melhorias para a bebida.
Como os estudos são recentes, ainda está em análise características como grau de acidez, pH, coloração, teor e estabilidade das antocianinas presentes. Entretanto, o otimismo em contar com a opção e a novidade para os apaixonados por vinho tem feito tudo se tornar ainda mais empolgante.
Festival do vinho de jabuticaba
A floração da jabuticabeira acontece entre julho e agosto na região, com a colheita dos frutos entre setembro e novembro. O vinho de jabuticaba faz parte total de Varre-Sai, por isso, o município realiza anualmente, no mês de julho, o Festival do Vinho de Varre-Sai.
Além de movimentar a economia local, o festival leva o vinho de jabuticaba para outras regiões, afinal, muitas pessoas compram e levam para outras. Para quem quer saber o teor alcoólico, curiosamente, este é de 10%, estando na média considerada padrão para vinhos.
Enfim, o vinho de jabuticaba ainda é um produto pouco explorado, mas conta com grande potencial. A esperança é que as condições artesanais da bebida possam ser melhoradas, ampliando a fabricação e também a economia local.
Você já experimentou a bebida? Teria coragem de prová-la? Se sim, aproveite para conhecer o festival e a bebida, caso tenha a oportunidade!
FONTE
Vinho artesanal de jabuticaba: uma alternativa para o desenvolvimento do Noroeste Fluminense. Confap. Consultado em 12 de novembro de 2021.