Melhores vinhos para primavera

Muito se engana quem acredita que escolher vinhos para a primavera seja uma tarefa fácil. Entender a maneira correta de selecionar, saborear e harmonizar o vinho para cada momento é uma qualidade importantíssima para um bom apreciador da bebida.

Nós já vimos por aqui que são muitos os fatores que influenciam na degustação de uma boa garrafa, não é?! Neste artigo listaremos para você os melhores vinhos para primavera.

Entender a maneira correta de selecionar, saborear e harmonizar o vinho para cada momento é uma qualidade importantíssima para um bom apreciador da bebida.

Receba nossas novidades

    E, claro que as estações do ano também influenciam nessa experiência.

    Elas influenciam no paladar, provocando diversas sensações durante a degustação dos vinhos. 

    Muito se engana quem acredita que escolher vinhos para a primavera seja uma tarefa fácil.

    Com a despedida do inverno e o aumento gradativo das temperaturas, a melhor maneira de fazer essas escolhas é pensando nas sensações que a estação das flores proporciona.

    Recheada de leveza, alegria e frescor, a primavera combina com rótulos nessa mesma essência. 

    Confira mais detalhes dessa combinação ao longo desse artigo.

    Vinhos para primavera: como escolher?

    Conhecida por suas cores e aromas, a estação mais florida do ano pede com que os sabores dos rótulos estejam nesse clima e em harmonia.

    Algumas das garrafas indicadas pelos sommeliers visam aproveitar com propriedade a estação. Se relacionando diretamente com a temperatura em que a bebida será servida.

    Além de pontos como a associação entre os processos de produção em que as uvas são submetidas durante a produção e o resultado obtido em relação à menor ou maior acidez.

    Entre as categorias mais indicadas pelos profissionais e para consumo de vinhos para primavera estão:

    Vinhos rosés:

    Elaborados a partir de uvas tintas como a Carignan, Grenache, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Mourvèdre entre oitras, esse é o campeão de audiência quando o assunto é vinhos para primavera. 

    Por ser um vinho que passa um curto período em contato com a casca das uvas, o vinho rosé consegue garantir acidez na medida cerca, frescor e teor alcoólico reduzido.

    Inclusive, a recomendação é que devemos optar por safras mais recentes desse vinho. 

    Vale lembrar que, embora sejam considerados perfeitos para a estação, existem diversos tipos de vinhos rosés. Alguns mais secos, outros mais encorpados, alguns com teor de açúcar mais baixo e por aí vai. 

    Quando o assunto é harmonização, assim como os brancos, esses vinhos devem ser consumidos em temperaturas mais baixas.

    Característica que os torna ideais para consumi-los com pratos mais frios como queijos, legumes e verduras, peixes, frutos-do-mar, carnes grelhadas e mais leves.

    Espumantes

    Quando o assunto é bebida leve com certeza eles também são lembrados. Característica essa que classifica sem dúvidas os espumantes para essa lista. 

    O processo de produção e as uvas utilizadas determinam algumas características dessa bebida. As uvas Pinot Noir e Chardonnay são algumas das utilizadas durante esse processo de rótulos perfeitos para a primavera. 

    A uva-branca Chardonnay é considerada uma das mais populares do mundo. Isso se dá por conta da sua versatilidade na produção de espumantes ou vinhos brancos secos.

    Boa parte das suas individualidades são definidas ainda quando em solo, de acordo com o clima e a temperatura de onde é cultivada. 

    Com um sabor levemente adocicado, boa acidez e baixa concentração de álcool, os espumantes são recomendados não somente para momentos de comemoração, mas em qualquer período da primavera em que o paladar exija esse tipo de leveza.

    Não quer errar na hora de escolher uma bebida para acompanhar o seu prato? Arrisque neles! Considerados os coringas da harmonização, normalmente os espumantes se saem bem com qualquer tipo de alimento.

    Com destaque pela acidez que ajuda na estruturação e suavizam o paladar, realçando o sabor dos alimentos.

    Vinhos brancos 

    Produzidos com uvas-brancas como a Chardonnay e a Suavignon Blanc, os vinhos dessa categoria que passaram menos tempo em madeiras ganham destaque quando o assunto são vinhos para primavera.

    Isso porque, passar menos tempo em madeira impactará diretamente em uma maior acidez e no frescor perfeito para os dias ensolarados dessa estação.

    Sauvignon Blanc, uma das uvas mais admiradas ao redor do mundo, proporciona acidez intensa e frescor, resultando numa combinação perfeita para os dias quentes e para os bons pratos da primavera.

    Essas uvas possuem mais acidez quando comparadas a Chardonnay, que recebe mais indicações quando o assunto são vinhos jovens e que não foram passados em madeira.

    O motivo? A madeira reduz a acidez, deixando o vinho com essa carência.

    Há tipos de vinhos brancos mais frutados, outros mais encorpados… Mas no geral esses rótulos vão bem com refeições leves como peixes, frutos-do-mar, queijos e saladas.

    A acidez harmoniza bem também com pratos com mais manteiga e azeite, como bacalhau, por exemplo.

    Vinhos tintos

    Acreditem ou não, a meia-estação também combina com vinhos tintos, basta saber fazer uma boa escolha, e claro, optar pelos vinhos leves dessa categoria.

    Produzidos com as uvas Merlot, Pinot Noir e Carménère, os tintos leves possuem taninos mais agradáveis ao paladar.

    Unindo essa característica com a acidez equilibrada (quando não tem passagem por madeira) e ao baixo teor alcoólico, eles não ficam para trás.

    Lembrando que o ideal é que durante a estação eles sejam servidos refrescados, ente 14ºC e 16ºC.

    Não fugindo muito do que já foi indicado, a harmonização ideal para esses vinhos também ficam para os pratos mais leves.

    Conhecidos pela flexibilidade de combinações que podem ser feitas, eles vão bem com peixes, carnes brancas, carnes vermelhas grelhadas, queijos não curados, pizza com cogumelos e muito mais.

    E aí, curtiu as dicas? Toda época é época de apreciar um bom vinho, basta ter sabedoria na escolha. Para continuar aprimorando seus conhecimentos sobre esse universo, que tal ler Vinhos para confraternizações de fim de ano: saiba quais escolher?

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.