Se você acha que vinho é uma bebida somente para os dias frios, está muito enganado. Existem vinhos para o calor e para o frio que vão agradar a todos os paladares, em qualquer época do ano.
Seja um tinto, rosé ou branco, leves ou encorpados, o vinho é uma bebida excelente para ser consumida em todos os meses e em qualquer país.
Receba nossas novidades
Não é à toa que a sua produção também acontece ao redor do mundo todo.
Embora a bebida seja muito associada ao inverno, existem vinhos para o calor e para o frio, com características únicas e que combinam bem com cada uma das estações. Entenda mais a seguir.
Clima x produção vinífera
Como se sabe, a condição do solo, a temperatura do país e, até mesmo, a região de produção são fatores decisivos em relação às características de um vinho.
A falta ou excesso de chuva, a altitude, a colheita, as práticas enológicas e o tempo de passagem por barricas, por exemplo, podem produzir um vinho totalmente diferente do outro.
Dessa forma, podemos dividir os países produtores em regiões de clima quente e regiões de clima frio. As características desses vinhos, são:
- Clima quente: locais quentes são favoráveis para a criação de vinhos tintos, com acidez moderada e maior teor alcoólico;
- Clima frio: os lugares mais frios, por sua vez, são ideais para a produção de vinhos brancos, refrescantes, de acidez elevada e pouco teor alcoólico.
Vinhos para o calor e para o frio
Vinhos para o calor
Esqueça agora o mito de que vinhos para o calor são somente os mais leves como os brancos, rosés, verdes ou espumantes. Durante o verão você também pode apostar em um vinho tinto.
Além de ser uma questão pessoal e de harmonização com os pratos que o acompanham, o que deve ser realmente considerado nos vinhos para o verão é o teor alcoólico.
É possível que um vinho branco fácil de beber, quando gelado, seja consumido mais facilmente.
Logo, com uma quantidade maior de taças consumidas, o teor alcoólico ingerido pode se equiparar ao de um vinho tinto.
Dicas para escolher vinhos no calor
Se combinar com o seu paladar, para o calor, escolha vinhos frutados, cítricos e mais leves, que possam ser servidos gelados.
Evite aqueles envelhecidos em carvalho, pois contém um sabor mais pesado e a presença mais marcante de taninos, podendo se tornar desagradável para o momento.
Que tal apostar na lista abaixo?
- Brancos: Riesling, Pinot Grigio, Sauvignon Blanc;
- Tintos: Pinot Noir e Merlot;
- Rosés: Pinot Noir Rosé e Montepulcianos.
Vinhos para o frio
Agora que você já conhece os vinhos para o calor, não podemos deixar de falar sobre aqueles que combinam com as baixas temperaturas: os encorpados.
Naturalmente, a tendência é preferir bebidas mais encorpadas em dias frios, mas isso não é uma regra.
No outono e inverno você também pode escolher vinhos leves, que equilibrem os pratos que serão consumidos.
Nessa época, vinhos tintos como Cabernet Sauvignon, Malbec, Tannat e Chardonnay passam a ser mais procurados, já que harmonizam perfeitamente com pratos comuns nessa época como massas, queijos gordurosos, assados e fondue.
Vinho o ano todo!
Como você viu até aqui, realmente existem vinhos para o calor e para o frio, mas nada impede que você troque as suas garrafas preferidas para épocas menos comuns.
O importante é lembrar que a temperatura em que o vinho será consumido, como também as suas harmonizações, podem transformar a experiência com a bebida.
Gostou dessas dicas? Não deixe de conferir também o que é vinho equilibrado.