Seja em bares, restaurantes, sociais, ou até mesmo em casa, vinhos com queijos são sempre uma excelente opção. Quando o assunto é vinho, logo se tem a tendência de assemelhar para algo sofisticado, bem como característico e histórico. Isso acontece porque o vinho é uma bebida carregada de originalidade em seu contexto.
No entanto, para propor uma combinação de vinho com algum tipo de aperitivo é necessário uma compreensão que vai além do sabor.
Receba nossas novidades
Por isso, em termos de acompanhamento, vale a pena ressaltar quais os vinhos que combinam com queijo. Afinal de contas, uma pessoa que aprecia essa bebida em suas variadas formas, também gosta de adaptá-la aos melhores tipos de acompanhamentos.
Apesar de ser uma preferência mais em dias de frio, não existe um critério para apreciar esses tipos de bebidas que combinam com o queijo.
O que considerar na hora de escolher os seus vinhos?
Primeiramente, é necessário compreender que existem diferentes tipos de queijos. Embora algumas pessoas não saibam, alguns desses se ajustam melhor com determinados tipos de vinhos. Aliás, sabendo sobre essas combinações, o resultado final, sem dúvida alguma, é o melhor para quem aprecia.
Em suma, comparado com o tipo de conciliação quase que perfeita, os vinhos que combinam com queijo são responsáveis por garantir uma degustação mais harmônica. Dessa maneira, dificilmente será possível encontrar quem desaprove esse tipo de proposta.
Entretanto, vale ressaltar também que, vinhos que combinam com queijos, culturalmente, fazem parte de um dos principais cardápios em diversos países. Sofisticados ou não, é fato que a maioria das pessoas que apreciam vinham, não descartam essa combinação.
Analisada por uma série de fatores durante o processo de produção do vinho, assim como do queijo, é possível identificar quais os tipos de queijos caem melhor com tipos específicos de vinhos.
Vinho branco e tinto leve combinam com queijo Camembert, Gouda e Brie
Desenvolvido a partir do leite da vaca, o queijo Camembert possui gosto marcante e único. Tendo como característica a presença visível de bolor com tom claro, a casca desse queijo possui determinações bem finas.
Já o Brie, que também é fabricado por meio do leite de vaca, por sua vez, se apresenta com estrutura mais cremosa. Além disso, uma das coisas que mais se destacam nesse tipo de queijo é o sabor de nozes no fundo.
No entanto, dentre essas opções a que mais é encontrada nas junções dos aperitivos é o queijo Gouda. Com sabor suave, um dos diferenciais desse queijo é que ele possui um gosto mais doce.
Qualquer pessoa pode, facilmente, identificar esse queijo. O mesmo apresenta casca vermelha, bem como buracos que são visíveis no interior da massa. Em resumo, todos os queijos descritos acima, se harmonizam, consideravelmente, com os vinhos brancos e tinto leve.
O vinho Porto pode ser apreciado com o queijo Roquefort
Reconhecido por ser um tipo de queijo com fabricação diferenciada, o queijo Roquefort é uma excelente combinação com os vinhos do Porto. Sendo assim, é considerado um tipo de aperitivo destinado, sobretudo, para aqueles que não abrem mão de um paladar forte e marcante. Dessa maneira, equilibra, completamente, quando é conciliado com os vinhos mais doces.
Vinhos tinto fazem combinação perfeita com queijo Gorgonzola
Se o assunto é combinação ideal, nada mais adequado do que o vinho tinto acompanhado com o queijo Gorgonzola. Denominado como um dos que fazem parte da família de queijos azuis, esse possui também um sabor bem característico.
Além disso, o Gorgonzola é um tipo de queijo muito popular e apreciado por todo o mundo. Isso porque, assim como o sabor, a consistência cremosa também chama bastante atenção.
Vinho tinto encorpado excelente opção para queijos como o Emmental e Grana Padano
Com características bem diferentes dos queijos citados acima, o Emmental e Grana Padano são aperitivos que combinam, com grande sucesso, com vinhos tintos encorpados. Além de apresentar características bem duras, são queijos que se destacam por garantir sabor extremamente marcante.
Contudo, além de harmonizar com esse tipo de bebida, que também se difere pela suavidade, a combinação propõe um equilíbrio ideal. Esses clássicos são bastante encontrados na França. Por sinal, é um dos lugares que mais evidenciam o tinto com esses tipos de queijos.
Importância da harmonização no paladar com vinhos que combinam com queijo
Mesmo sendo reconhecido pela sua alta performance em sabor e história, a produção do vinho é um efeito que se assemelha bastante com o desenvolvimento de queijos. No entanto, não estão relacionados com a identificação em si, porém em como são analisados.
Isso acontece porque tanto o vinho como o queijo refletem em seu sabor circunstâncias previamente vivenciadas em suas elaborações. Ou seja, clima, modo de preparo, condições do ambiente, bem como outras inúmeras questões, afetam diretamente no sabor final da bebida e do aperitivo.
Enfim, saber identificar qual bebida é mais apropriada para o gosto individual e escolher o queijo mais adequado, torna a experiência de apreciação do vinho muito mais interessante.
Gostou do conteúdo? Nós amamos compartilhar um pouco mais sobre os queijos que dão aquele “match” com nossos vinhos. Aproveite para escolher agora mesmo uma das nossas opções e se aventurar em uma bela combinação.