Saiba como combinar vinhos e massas

Saiba como combinar vinhos e massas.

Vinhos e massas são uma combinação incomparável quando pensamos em um bom jantar, não é mesmo? Mas, encontrar a harmonização perfeita entre esses dois pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe muito sobre o rótulo que escolheu. 

Fonte: Giphy

Isso porque vários fatores devem ser postos à mesa antes dessa escolha, como o molho que será colocado na massa, o nível de acidez do vinho, a porcentagem de álcool na bebida e muitos outros aspectos que devem ser levados em consideração para que tenha uma refeição agradável e sem indigestões.

Receba nossas novidades

    Fonte: Giphy

    Mas, vamos começar aos poucos e, antes que se aprofunde em detalhes mais complexos da análise de bons vinhos, vamos te passar um guia prático para a escolha, que você deve anotar no caderno de receitas para não esquecer nunca mais! 

    Como harmonizar vinhos e massas?

    No geral, as massas em si não interferem significativamente na harmonização, visto que o que dita seu nível de acidez e teor de gordura são os molhos que  acompanham. 

    Esses dois fatores são essenciais ao pensar em qualquer harmonização, pois é preciso garantir que o vinho e o prato sirvam como complemento um do outro, ressaltando sabores e tornando a experiência ainda melhor. 

    Dito isso, é preciso que você inicie a combinação entre o vinho e a receita tomando como norte a escolha do molho. 

    Vinhos para massas com molho branco

    Fonte: renatalang / IStock

     

    Delicado, porém gorduroso, o molho branco pede como acompanhamento vinhos pouco encorpados, capazes de equilibrar a experiência e torná-la balanceada. 

    Como esperado, os vinhos brancos são boas opções nesse caso, em especial os provenientes da uva Chardonnay

    Mas, se você não é fã desse tipo de vinho, também pode recorrer aos vinhos tintos de taninos, com persistência e maciez. 

    Opções para harmonizar com molho ao sugo

    Fonte: Elena_Danileiko / IStock

     

    Como é de se esperar, ao analisarmos as possíveis combinações com o tradicional molho ao sugo, precisamos considerar a acidez natural do tomate, que é a grande estrela desse prato. 

    De forma quase redundante, o ideal não é fugir dessa acidez, mas sim usá-la para dar sinergia ao prato, sem exageros. Por isso, opte por combinar essa massa com um tinto de boa densidade, mas que não chegue a ser encorpado, com acidez considerável.

    Além disso, para uma harmonização mais requintada, dê destaque aos vinhos de aroma frutado

    Vinhos para massas à bolonhesa 

    Fonte: Amarita / IStock

    Queridinho dos brasileiros, as massas com esse tipo de molho tendem a harmonizar melhor com vinhos tintos de textura áspera e concentrados, ajudando a limpar o paladar. 

    Outra forma de encontrar a combinação ideal é lembrar que no molho bolonhesa a presença do tomate ainda é muito marcante, então você também pode apostar em vinhos de aroma frutado. 

    Vinhos para harmonizar com massa carbonara

    Fonte: Lipe Borges / IStock

    Tradicional nos restaurantes, o macarrão carbonara é, sem dúvida, uma opção marcante e com considerável teor de gordura. 

    Então, opte por vinhos estruturados e encorpados, com aromas defumados que intensifiquem o sabor do bacon presente na receita. 

    Combinações leves com massas ao molho pesto

    Fonte: nerudol / IStock

    Por fim, mas não menos importante, as massas acompanhadas de molho pesto trazem ao paladar uma espécie de leveza e suavidade, característica da junção de elementos frescos como castanhas, ervas e azeite. 

    Para acompanhá-las, é preciso selecionar vinhos que também carregam essas características, sem abrir mão de muito aroma, acidez e sabor, de forma que o vinho ainda consiga se destacar diante do sabor ressaltado das ervas. 

    Preferencialmente, opte por vinhos brancos.

    Vinho para massas com frutos do mar

    Fonte: wmaster840 / IStock

    Receitas com massas e frutos do mar são muito comuns e, nesse caso, o maior desafio é harmonizar o vinho com a proteína, fazendo com que os dois possam brilhar igualmente. 

    Para esses casos, não tem erro! Aposte no vinho rosé com aromas frutados e florais. Tanto o rosé de Malbec quanto o rosé de Merlot são boas opções e vão agregar frescor, suavidade e classe ao prato. 

    Com essa junção de conhecimentos, você conseguirá facilmente harmonizar suas massas aos vinhos, fazendo novas associações com outros tipos de receitas que deseja balancear com a bebida! 

    Vale lembrar que, os critérios para as harmonizações seguem os mesmos e, com essa base você vai poder pensar em outras combinações e, quem sabe, se arriscar em novas! 

    Afinal, a experiência de degustar massas acompanhadas de bons vinhos tornam momentos ainda mais especiais. Não deixe de experimentar com sua família e amigos! 

    Para mais conteúdos sobre o universo dos vinhos, não deixe de acompanhar os artigos Vinholando, sempre compartilhando com os colegas enófilos e nos contando o que achou! ?

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.