Aprenda a combinar vinhos e pizza

Aprenda a combinar vinhos e pizza

Todo mundo sabe que vinhos e pizza harmonizam muito bem e promovem uma série de combinações que caem perfeitamente em um final de semana.

A pizza é um alimento que está no ranking de consumo dos brasileiros nos serviços de delivery. Em São Paulo, principalmente, a comida é uma que mais possui restaurantes espalhados pela cidade.

Receba nossas novidades

    E o fato é que vinhos e pizzas são uma boa escolha até mesmo para quem não tem muita experiência com as harmonizações e não quer correr o risco de errar.

    Mas o que muita gente esquece é que para cada sabor de pizza, há um tipo de vinho que pode harmonizar melhor. Sendo assim, a seguir você vai conferir algumas dicas sobre o assunto.

    Vinhos e pizza: os sabores que vão surpreender

    Reunimos essas dicas rápidas para você encontrar o seu sabor de pizza favorito e também o vinho ideal para ele.

    Mussarela ou marguerita

    Quando se fala de vinhos e pizza, esses sabores certamente são a primeira opção que vem à cabeça de muita gente. Afinal, a mussarela é um dos sabores mais populares e tradicionais de pizza.

    Para harmonizá-lo, você pode optar por vinhos da uva Sangiovese, como os Chianti. A ideia é escolher aqueles que possuem um toque mais frutado e taninos discretos.

    Portuguesa

    Por conter muitos ingredientes, a pizza portuguesa pode ser um desafio maior na hora da harmonização.

    Mas se a sua escolha for um Merlot você tem mais chances de acertar, uma vez que sua intensidade ajuda a suportar toda a mistura da combinação.

    Calabresa ou pepperoni

    Pizzas com embutidos, em geral, como é o caso desses dois sabores, pedem vinhos tão intensos quanto elas.

    Logo, o Cabernet Sauvignon, que possui taninos firmes, ajuda a limpar o paladar e criar uma boa harmonização.

    Frango com catupiry

    A pizza que une uma carne suave como o frango e a cremosidade do catupiry merece um vinho delicado, que não agrida o seu sabor.

    Por isso, a dica é apostar em um Pinot Noir leve e com acidez discreta.

    Quatro queijos

    O sabor forte dos queijos torna essa pizza bastante complexa na hora de combinar.

    E para reduzir a sua intensidade, é preciso escolher vinhos mais refrescantes, como o branco, sendo um Chardonnay, por exemplo.

    Atum

    Esse sabor pode ser considerado leve e até mais saudável, portanto, é preciso escolher um vinho com as mesmas características.

    A dica nesse caso é acompanhar um Chardonnay, preferencialmente com passagem por barrica.

    Bacon

    A pizza que traz um ingrediente muito querido pelos brasileiros pede a companhia de um vinho de presença e sabores profundos como o Malbec.

    Rúcula com tomate seco

    Um pouco menos popular, mais ainda assim deliciosa, a pizza de rúcula, como outras com sabor herbáceo, podem ser acompanhadas de um Sauvignon Blanc, que não vai sobrepor o sabor das suas fatias.

    Qual a sua combinação favorita de vinhos e pizza?

    Agora você já conhece algumas das principais harmonizações de vinhos e pizza.

    Mas vale lembrar que com tantos sabores existentes, é interessante que você arrisque as combinações, com base nas dicas citadas aqui.

    E se você gostou dessas recomendações, veja também como harmonizar massas e vinhos!

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.