Encontrar o vinho ideal para você pode ser algo mais fácil do que você imagina!
Você sabe identificar qual é o vinho ideal para você? O mercado está repleto de grandes opções de vinhos e às vezes se torna uma missão e tanto escolher a bebida certa para o seu paladar.
Receba nossas novidades
Andar para um lado e para o outro, pegar uma e outra garrafa, balançar, tentar decifrar o rótulo são algumas das atitudes mais comuns feitas por quem não sabe qual bebida levar para casa. Entretanto, não precisa ser um especialista na área para escolher o vinho ideal. Quer ver só? Vem conferir cada detalhe com a gente nas próximas linhas.
1 – Comece respeitando seu gosto pessoal
Uma coisa é certa, os sentidos motivam as nossas escolhas. O cheiro, sabor e textura é identificado de maneira diferente por cada pessoa. Algumas pessoas percebem melhor a acidez e os taninos, outras a doçura e teor alcóolico. Tendo em vista esse objetivo as preferências tendem a variar de acordo com cada pessoa.
Dos brancos aos tintos, independente da sua escolha, uma dica é não deixar passar oportunidades e novas experiências. Portanto, permita-se experimentar novos sabores e aromas, não deixando apenas o preço e o rótulo favorecerem a sua escolha.
2 – Atenção na organização das prateleiras
Nas prateleiras do supermercado os vinhos são organizados dos mais baratos para os mais caros. Tendo isso em mente, a dica para o vinho ideal é optar pelos que estão no fundo da prateleira, pois estão protegidos da exposição da luz. Além disso, no momento de escolher os vinhos brancos e rosés a dica é levar as safras mais recentes.
As garrafas, nos supermercados, costumam ficar em pé e sem climatização. Por isso, a melhor opção é escolher a bebida que tem mais saída, pois suas características ainda não estarão perdidas.
Porém, caso queira um vinho para uma ocasião especial, a dica é procurar por uma loja especializada. Nestas lojas as garrafas são armazenadas de maneira correta e todo o cuidado necessário para a preservação do sabor da bebida é feito. Além disso, você garante o auxílio de um vendedor experiente na área para colaborar com a escolha do vinho ideal.
3 – Não se esqueça de conferir a qualificação do vinho ideal
Ter atenção à classificação do vinho te auxiliará a reconhecer e certificar o grau de qualidade da bebida. As opções mais comuns que vemos nas prateleiras são:
- Vinho de mesa: perfeito para acompanhar refeições e muito escolhido entre os brasileiros;
- Vinho leve: teor alcoólico baixo e açúcares presentes da própria uva;
- Vinho seco: ácido e mais alcoólico, a bebida tem pouca taxa de açúcar;
- Vinho espumante: conhecido por sua borbulhas e dupla fermentação;
- Vinho composto: plantas maceradas ou extratos fazem parte da bebida.
4 – O teor alcoólico e quantidade de açúcar também influenciam o vinho ideal
Sem dúvidas, o teor alcoólico diz muito sobre um vinho. Essa informação está sempre exposta no rótulo e tende a variar entre 8 a 14 g/l. Este número representa a quantidade de álcool em cada 100 litros de vinho. Porém, no rótulo de cada garrafa, é possível encontrar a porcentagem de álcool presente.
Em relação ao teor de açúcar, a quantidade é capaz de definir, sobretudo, se o vinho é suave, meio-seco ou seco. De maneira geral, nos vinhos mais comuns e mais consumidos a classificação é a seguinte:
- Seco: 4,0 gramas de açúcar em cada litro;
- Meio-seco: de 4,1 a 25,0 gramas de açúcar em cada litro;
- Suave: de 25,1 a 80,0 de açúcar em cada litro.
5 – O tipo de uva é outro ponto a ser considerado no vinho ideal
Um dos elementos indispensáveis na hora da escolha é o tipo de uva em que o vinho foi feito. Separar por cor é uma boa estratégia, mas nada melhor do que conhecer as uvas de perto.
Uvas roxas
A uva roxa da coloração ao vinho tinto pela sua casca com a cor predominante. As principais uvas usadas nestes vinhos são Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Tannat.
Uvas brancas
As uvas brancas são mais utilizadas para os vinhos brancos. Porém, é possível encontrar garrafas feitas a partir das uvas-tintas, precisamente das suas polpas. As principais uvas para a fabricação do vinho branco são Sauvignon Blanc, Prosecco, Moscato Giallo.
Uvas rosés
Os vinhos rosés são produzidos a partir das uvas-tintas. O diferencial da bebida é que, depois de um tempo de fermentação, as cascas são separadas. Ainda é possível encontrar garrafas que misture as uvas brancas e tintas em sua produção.
6 – Conhecer a harmonização de cada vinho faz total diferença
Conhecer mais sobre as harmonizações é um passo essencial para a escolha do vinho ideal. Por exemplo, alimentos leves combinam muito bem com vinhos suaves. Porém, aperitivos mais gordurosos devem ser combinados com vinhos mais fortes e ácidos.
A harmonização é o equilíbrio perfeito entre todos os sabores de uma refeição. Você pode entender mais sobre este assunto clicando aqui.
Enfim, com essas dicas não tem como errar mais, não é mesmo? Escolher o vinho ideal para o seu paladar e para cada ocasião será algo simples com essas dicas. Inclusive, aproveite que chegou até aqui e compartilhe nosso artigo. Apostamos que algum amigo gostará de saber mais detalhes sobre a escolha do vinho ideal.