A cor do vinho é muito mais do que apenas um detalhe, ela costuma carregar muito daquilo que iremos apreciar ao degustar a bebida.
Você já parou para pensar o que a cor do vinho representa para a bebida? A espécie de uva utilizada na composição do vinho é um dos fatores que contribui diretamente para o desenvolvimento de suas características e a sua coloração diz muito sobre como a bebida realmente é.
Receba nossas novidades
Interessante, não é mesmo? Nas próximas linhas vamos falar sobre os “mistérios” escondidos por trás da coloração dos vinhos e o que cada característica visual apresentada pode nos dizer. Vamos lá?
Quais são os fatores que influenciam na cor do vinho?
Para começarmos a falar sobre o assunto é necessária uma pequena simulação. Imagine que você está indo à feira comprar frutas. O que você considera no momento da escolha? Certamente você não sai pegando frutas aleatórias e jogando em sua sacola, não é mesmo? Existe uma série de fatores que envolve essa escolha e que tem como principal objetivo avaliar se a fruta está própria para consumo.
Esses fatores dizem muito sobre a qualidade da fruta, afinal, uma simples avaliação de cor é capaz de distinguir uma fruta verde de uma madura ou se está mais doce ou azeda. Por isso, podemos afirmar que a observação da cor do vinho é um dos fatores que são considerados para se ter uma noção de seu aroma e sabor.
Mas o que faz que a coloração mude de uma garrafa para outra? Bom, são muitos pontos que influenciam nas cores, tais como:
- Cor da uva;
- Espessura da casca da fruta;
- Ponto de maturação da uva;
- Processo de elaboração do vinho;
- Os blends da composição;
- A quantidade de taninos e antocianinas de cada exemplar.
Por que e como analisar a cor da bebida?
A avaliação de um vinho passa por diversas etapas, como a observação de sua cor, seu aroma, seu sabor, dentre outras. Conhecer e considerar cada um desses pontos faz toda a diferença para podermos fazer a degustação adequada da bebida.
Quando vamos provar um vinho e estimulamos os primeiros sentidos (visão e olfato), automaticamente potencializamos o paladar de forma mais abrangente. Ou seja, nosso cérebro se prepara para as sensações que estão por vir, permitindo aproveitar melhor o sabor.
A análise visual, ou seja, a cor do vinho, é um dos momentos mais complexos da degustação. Isso porque a cor da bebida tem um papel extremamente importante: nos informar a respeito das características do vinho. Captar as nuances do vinho nos permite visualizar o que nos espera nas próximas etapas. Por exemplo, um vinho de coloração mais acentuada representa que encontraremos taninos mais fortes na bebida.
Enfim, há uma grande variedade de fatores que interferem na cor do vinho. Por isso, faz toda a diferença saber mais sobre eles e aprender a identificar as nuances dessa característica, que influencia diretamente no momento da escolha da bebida. Associar as cores, sabores e aromas é algo essencial para uma boa harmonização da bebida.
E, por falar em harmonização, clique aqui e confira nosso artigo especial sobre como harmonizar vinhos do Porto. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a cor do vinho, você pode assistir esse vídeo: