Festa junina: 3 dicas para harmonizar vinhos com a festança
Você sabe como harmonizar vinhos com os quitutes da festa junina? Vem com a gente conferir cada detalhe neste artigo!
São João está chegando e todo mundo já pensa logo na festa junina. E, é claro, quando o assunto é festança, aquela tradicional fartura de comidas típicas não pode faltar. Portanto, para quem adora os quitutes tradicionais de São João, mas também não abre mão de um bom vinho, separamos algumas dicas para consumi-los harmonizando-os à data.
Receba nossas novidades
Já adiantamos que a experiência gastronômica fica ainda mais especial! Vem com a gente para as próximas linhas e confira em primeira mão como fazer a combinação festa junina + vinho acontecer perfeitamente.
Quitutes salgados e o tradicional tinto
Cá entre nós, quem aí não ama um quitute salgado de festa junina? Churrasquinho, salsichão, pipoca, cachorro-quente e, é claro, o tradicional milho verde na manteiga, combinam perfeitamente com os vinhos tintos de corpo leve e boa acidez.
Isso porque a estrutura do tinto leve dá aquele match com a estrutura dos alimentos e a acidez da bebida é perfeita para equilibrar com o sal. Ah, vale destacar que a variedade também fica perfeita para acompanhar pratos com milho-verde, como pamonha salgada ou quirera, que, inclusive, também ficam deliciosos ao lado de vinhos rosé.
Além disso, se a festança contar com aquele caldinho verde ou de ervilha, rótulos mais fortes, como os tintos de médio corpo, com aromas terrosos e taninos macios, serão a escolha certa para acompanhar!
E os doces da festa junina?
Depois de forrar a barriga com os salgados, é hora do que? Os bolos e doces, é claro! Assim, para este momento, a recomendação é pelos rótulos tintos de bom corpo e com toque amadeirado.
Isso porque eles harmonizam bem com os aromas tostados da maioria dos doces juninos. Além disso, os taninos presentes na bebida ajudam a equilibrar o açúcar de quitutes, como pé de moleque, canjica, arroz-doce, maçã do amor, dentre outros.
Entre os doces de amendoim, os principais que não podem faltar são a paçoca e o pé de moça. Para essas delícias também temos uma opção perfeita de vinho. Pratos com o amendoim como ingrediente principal são ótimos para combinar com vinhos amadeirados.
Não pode faltar o quentão nessa festa junina!
Nessa lista, não poderíamos esquecer do tradicional quentão. A bebida é a queridinha de muitos, principalmente na região sul, onde essa época do ano conta com temperaturas baixas.
Assim, para vinho quente, tradicional e repleto de especiarias, a sugestão é apostar em um vinho suave de baixa qualidade com acréscimo de especiarias. Quanto mais suave for o vinho escolhido, maior e melhor será o sabor do quentão. Além disso, para quem gosta, a opção também é perfeita para compor uma canjica de vinho ou outras delícias.
Enfim, anotou tudinho? Então, anarriê! Bora, a festa junina já começou e com os vinhos certos a festança ficará ainda melhor. Aproveite para curtir bastante a data e, agora, com as harmonizações perfeitas.
Gostou? Bora compartilhar com aquele amigo que é o cozinheiro da festa! Além disso, aproveite para dar aquela passadinha nos nossos demais artigos e saber mais sobre o mundo dos vinhos!