Quem nunca passou pelo apuro de não ter à mão um saca-rolha para abrir vinhos? Nesse momento, o que você fez?
Se você desistiu de tomar a bebida pela falta do acessório, saiba que essa foi a última vez que isso aconteceu.
Receba nossas novidades
É claro que abrir vinhos com um saca-rolhas é a opção mais segura e simples para consumir a bebida.
Porém, se você não tem um, não precisa deixar de lado a ideia de abrir a garrafa. Separamos algumas dicas preciosas para te ajudar nesse momento. Acompanhe!
-
Empurre a rolha
Essa é, claramente, a dica mais conhecida por quem precisa abrir vinhos e não possui um saca-rolhas. O processo todos já conhecem: em vez de tirar, empurre a rolha para dentro.
Não se preocupe, essa ação não vai causar problemas à sua bebida.
O máximo que pode acontecer é alguns fragmentos da rolha caírem na bebida, mas isso pode ser resolvido passando o vinho para um decanter ou mesmo peneirando.
Para empurrar a rolha você pode contar com o auxílio de uma colher, uma caneta ou outro objeto pontiagudo. Muito cuidado para o vinho não espirrar ou quebrar a garrafa nesse momento.
-
Aperte com uma faca
Muito cuidado! Essa é uma das técnicas perigosas para abrir vinhos, por isso, exige atenção para evitar ferimentos com a faca ou até mesmo a quebra da garrafa.
Se não houver outra opção, pressione a faca com serras até que ela entre quase no final da rolha, gire e puxe de forma lenta. Você pode colocar um garfo na faca para ajudar nesse processo.
-
Prego e martelo
Hora de recorrer à caixa de ferramentas para abrir vinhos. Selecione cerca de 4 pregos e espete-os na rolha, mas deixe uma pequena parte para fora da rolha para usar a parte de trás do martelo para puxá-los.
Você também pode substituir os pregos por um parafuso, que em alguns casos, pode ser até mais simples na hora de abrir vinhos.
Basta colocá-lo no centro da rolha e girar com força até que ele entre. Em seguida, basta usar um alicate para puxar.
-
Use um cabide
Já pensou que um cabide pode ter a função de abrir vinhos? Provavelmente não, mas, acredite, é possível!
Você vai precisar de um cabide de arame e um alicate para retirar o gancho e deixá-lo reto. Depois, faça um gancho em formato de anzol e encaixe entre a rolha e o gargalo até que ele chegue embaixo dela.
Agora você deve girar o arame em 90º para que ele espete a parte inferior da rolha, e então, com movimento de vai e vem, basta puxá-la para cima.
-
Um sapato?
Sim, essa dica é bastante estranha e talvez a mais difícil entre as que citamos até aqui para abrir vinhos. Entretanto, em último caso ela pode funcionar.
Pegue um sapato sem salto e com o solado fino e encaixe a base da garrafa dentro do sapato. Segure firme os itens e bata a sola do calçado contra a parede de forma contínua.
Incline um pouco a garrafa de modo que ela fique apontada para baixo e continue batendo. A pressão expulsará a rolha para fora.
E como você pode imaginar, é preciso muito cuidado para não quebrar a garrafa ou na hora de tirar a rolha, desperdiçar toda a bebida.
Escolha a melhor técnica para abrir vinhos
Como falamos anteriormente, essas maneiras de abrir vinhos são somente para momentos em que você deseja muito tomar uma taça, mas está sem o abridor certo.
Existem diversos modelos de abridor e, certamente, com algum deles você terá facilidade para abrir a sua bebida favorita.