6 curiosidades sobre vinho tinto suave

Uma coisa é certa: o vinho tinto suave é querido por muitas pessoas, afinal quem não gosta de apreciar uma boa bebida?

A questão sobre as diferenças entre o vinho tinto suave e seco é muito debatida por aí, inclusive já falamos sobre isso por aqui (clica aqui se ainda não viu). Comprar uma garrafa de vinho para compartilhar com os amigos ou até mesmo para apreciar sozinho nem sempre é uma tarefa difícil, como muitos pensam.

Receba nossas novidades

    A verdade é que você precisa ter em mente alguns itens básicos no momento da escolha, como: tipo de uva, se o vinho será tinto ou branco, se será seco ou suave, dentre outros.

    Mas, este é assunto para uma outra pauta! Hoje o foco sobre o que queremos falar com você é outro! Neste artigo vamos compartilhar com você, fã de vinho tinto suave, algumas curiosidades sobre a bebida. Preparado? Vem com a gente para as próximas linhas e confira cada detalhe!

    1 – As uvas do vinho tinto suave são colhidas mais tarde

    Uma característica forte do vinho tinto suave é a sua doçura, ou seja, o açúcar que o mesmo contém. Entretanto, nos vinhos de alta qualidade o açúcar em si não é adicionado à bebida. O doce é totalmente vindo das uvas.

    Para que o sabor mais leve e o açúcar na medida sejam garantidos a colheita das uvas para a fabricação do vinho tinto suave é tardia. Portanto, com o maior tempo de maturação da fruta, o seu sabor se torna, por consequência, mais adocicado.

    2 – A bebida conta com variedades específicas de uvas

    Uma coisa é certa: o tipo de uva utilizado na bebida influencia diretamente no seu sabor. Para a produção do vinho tinto suave as opções mais utilizadas são as chamadas americanas. Entre elas estão a Niágara, Concord, Herbemont, Isabel, dentre outras.

    Entre os vinhos mais sofisticados podemos destacar a uva Semillon, que também é conhecida por dar origem a um dos melhores vinhos doces do mundo. Além disso, não podemos esquecer da uva Riesling que garante a qualidade perfeita tanto dos vinhos suaves quanto dos vinhos secos.

    Vale destacar que cada tipo de uva garante um sabor distinto ao vinho. Por isso, atenção na hora da escolha (vale diversificar na escolha para saborear todas as opções)

    3 – Um fungo pode fazer total diferença para o vinho tinto suave

    Lá vai uma curiosidade um tanto quanto peculiar do vinho tinto suave: sua produção pode ser feita a partir de uvas atacadas pelo Botrytis, um tipo de fungo. O mesmo desidrata as uvas e age especificamente no seu açúcar.

    Em outras palavras, as uvas botritizadas são muito mais doces, deixando a bebida muito mais suave e adocicada. Vai um vinho com fungo aí?

    4 – Uma das categorias com menor teor de álcool

    O vinho tinto é muito recomendado por especialistas por colaborar para com a circulação sanguínea e melhorar diversos sintomas do corpo a longo prazo. É muito indicado que o consumo de uma taça seja feito diariamente.

    Por ser menos alcoólico, o vinho suave é uma grande opção para ser incrementado no seu dia a dia. Isso porque se torna perfeitamente possível apreciar a bebida sem que se fique embriagado. Entretanto, aqui vai uma advertência: o vinho suave conta com uma quantidade maior de açúcar. Por isso, não é recomendado que as pessoas que têm diabetes façam seu consumo.

    Créditos: Pixabay

    5 – O vinho tinto suave é muito mais fácil de ser harmonizado

    Por agradar mais o paladar, se torna muito mais fácil harmonizar o vinho tinto suave aos pratos que você costuma consumir. A bebida é uma grande opção, sobretudo, com queijos, carnes brancas e risotos.

    6 – As melhores opções são feitas na Serra Gaúcha

    Entre todas as regiões, a Serra Gaúcha é uma das maiores produtoras de vinhos do Brasil. Isso porque o clima e solo da região são extremamente favoráveis para o cultivo de uvas. Tendo isso em mente, a Serra Gaúcha garante os melhores exemplares de vinhos tintos suaves nacionais.

    São várias as opções fabricadas com excelência na região, inclusive alguns exemplares são muito bem avaliados pelos críticos, bem como pelo público em geral.

    Enfim, você já sabia de todos esses detalhes? O vinho tinto suave arrasta multidões de fãs e é conhecido por ser uma bebida leve para consumir e que agrada a muitos paladares.

    É claro, os vinhos secos e demi-sec também são muito bons, porém não são todos os paladares que se agradam com eles. Isso porque eles contam com características específicas que proporcionam sensações um pouco diferentes (saiba mais detalhes clicando aqui).

    Gostou do conteúdo? Compartilhe com aquele amigo apaixonado por vinho!

    Paulo Carvalho: Apreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.