Se você é uma das pessoas que só consome vinhos durante os dias frios, saiba que pode estar perdendo o melhor da bebida. Existem uma infinidade de vinhos de verão que caem muito bem nos dias de calor.
Embora muita gente acredite que os vinhos de verão são somente brancos, existem muitas outras possibilidades que podem agradar o seu paladar e o momento.
Receba nossas novidades
Em um país tropical como o Brasil, conhecer boas opções de vinhos de verão é importante para não deixar de tomar a bebida em nenhuma época do ano.
Confira as dicas a seguir.
Onde tomar vinhos de verão?
Os vinhos de verão costumam ser mais leves, por isso, combinam com algumas ocasiões específicas como uma tarde na piscina ou na praia, uma festa ao ar livre, um almoço ou até mesmo um happy hour.
Para tornar esses momentos ainda melhores, basta pensar em bons acompanhamentos, sejam eles petiscos, queijos ou massas, por exemplo.
Quais os melhores vinhos de verão?
Antes de mais nada, não podemos deixar de dizer que o vinho ideal para o verão ou qualquer outra estação é aquele que você gosta de consumir.
Entretanto, alguns tipos de uva costumam ser mais indicados para a estação quente pela leveza dos vinhos que produzem. Confira quais são:
1. Sauvignon Blanc
Quando se fala de vinhos de verão, é impossível deixar de lado o mais comum na estação: o vinho branco.
O Sauvignon Blanc, especificamente, possui características que se apresentam muito bem no calor:
- Leveza;
- Frescor;
- Sabor frutado.
Se você não possui tanta experiência com esse tipo de vinho, na hora de escolher uma garrafa se atente à coloração da bebida, é ela quem vai apontar o corpo do vinho.
Os vinhos brancos claros são mais leves, enquanto os mais carregados na cor podem ser mais velhos e, por consequência, mais encorpados.
2. Rosés de Provence
Nos últimos anos os rosés vêm ganhando cada vez mais o gosto dos brasileiros quando o assunto são os vinhos de verão. Nesse sentido, uma dica são os rosés de Provence.
Provence é a mais antiga região demarcada da França, onde os rosés ultrapassam os 80% de todo o vinho produzido.
De maneira geral, os vinhos importados daquela região oferecem sabor leve e agradável, além de terem como característica principal o frescor.
Vale lembrar que os vinhos rosés são derivados em grande parte de uma mistura das uvas-brancas e tintas.
3. Pinot Grigio
A Pinot Grigio é considerada uma das principais uvas-brancas, sendo amplamente cultivada na Europa.
Normalmente, esse vinho apresenta notas de pêssego branco e damasco. Seus aromas cítricos de lima se mesclam em harmonia com nuances de flores brancas.
No paladar é leve, com um final duradouro e refrescante que remete às características do aroma.
4. Pinot Noir
E quem disse que os vinhos de verão são somente brancos e rosés? O vinho tinto também pode cair muito bem nos dias mais quentes.
A Pinot Noir é uma uva que produz bons vinhos brancos como o Chardonnay e Champagnes, mas em sua versão tinto da bebida, também pode ser uma boa escolha para o verão.
Isso porque, a Pinot Noir produz de forma geral, vinhos leves, macios, frutados, aromáticos e fáceis de beber.
5. Chianti
Ainda sobre os vinhos de verão tintos, temos o Chianti, uma opção que leva três tipos de uva:
- 70% da Sangiovese;
- Até 15% da Cabernet Sauvignon;
- Até 15% da Cabernet Franc.
Além disso, esse vinho só pode conter no máximo 10% de uvas-brancas para oferecer os aromas de frutas do bosque, sabor estruturado e taninos equilibrados.
Hora de escolher os seus vinhos de verão!
Agora que você já conhece os tipos de vinhos de verão, é hora de fazer a sua seleção para aproveitar os próximos dias quentes.
E se a previsão do tempo errar ou a estação mudar, não se preocupe, também separamos uma seleção de vinhos de inverno. Confira!