15 termos mais usados no glossário dos vinhos
Você já se perguntou o que significam as nomenclaturas que estão presentes na produção de um bom vinho? São diversos procedimentos e o vocabulário não é muito usual.
Por isso, hoje vamos te fazer um convite. Que tal conhecer o glossário dos vinhos e nunca mais ficar perdido nas conversas sobre o assunto?
Receba nossas novidades
Por que conhecer o glossário dos vinhos ?
Se imagine na seguinte situação: você está em uma roda de amigos, conversando sobre como identificar um bom vinho. Durante a conversa, um amigo diz que prefere cepas brancas.
Logos depois, outro colega comenta que já experimentou um blend de vinhos. Não é difícil se perder no meio do assunto.
O glossário dos vinhos possui diversos termos técnicos, mas se você tem interesse em aprender mais sobre o produto, saber conhecer as nomenclaturas básicas é o primeiro passo para adentrar neste universo.
Conheça agora os principais termos usados que envolvem a bebida!
1 – Sommelier
Você já esteve em alguma loja ou restaurante em que um profissional indicou o rótulo ideal que combinou com a sua preferência? No glossário dos vinhos, esta pessoa é o sommelier.
O profissional pode organizar a carta de vinhos de restaurantes, indica como harmonizar a refeição com a bebida e sabe como armazená-la corretamente.
2 – Enólogo
Este é o profissional envolvido na produção do vinho, como vinificação ou venda do produto, por exemplo. Além de estudar como elaborar a bebida.
3 – Safra
A safra é uma informação disponibilizada no rótulo do vinho e indica o ano em que as uvas foram colhidas. Dependendo do ano, clima e da região, há variações de valor, qualidade e longevidade.
4 – Fermentação
Esse termo se refere a conversão da uva na bebida, é quando o açúcar da uva está se tornando álcool etílico. Outro tipo de processo que leva um nome similar é a fermentação malolática, que pode reduzir a acidez da bebida.
5 – Acidez
Aquela sensação de frescor que você sente em alguns vinhos ocorre por conta da acidez, formada por um conjunto de ácidos da própria uva ou do processo de fermentação.
6 – Corpo
Esse termo do glossário do vinhos indica o volume da bebida (leve, médio ou encorpado). Os mais densos tendem a ter textura aveludada, já os pouco encorpados possuem menos álcool.
7 – Blend
Blend, vinho de corte ou assemblage são termos que indicam a combinação de mais de uma qualidade de uva, o que torna o produto mais rico em sabor, encorpado e complexo.
8 – Decanter
O decanter é um recipiente de vidro que auxilia os vinhos, que estavam há muito tempo na garrafa, a entrarem em contato com o ar.
9 – Cepa
Se você é dos tintos, já deve ter ouvido falar em Merlot, Pinot Noir ou Cabernet Sauvignom. Mas, se os brancos que te conquistam, há Chardonnay e a Sauvignon Blanc.
No glossário dos vinhos, a cepa é a variedade da uva, esse fator determina as características do vinho e sua origem.
10 – Vinho natureba
No glossário dos vinhos, o vinho natureba pode ser o orgânico, natural e até mesmo biodinâmico, varia dependendo do método de vinificação.
11 – Tanino
Enquanto o vinho ácido auxilia na produção de saliva, o tanino deixa a boca um pouco mais seca. Encontrado na semente ou casca da uva, encorpa o vinho e aumenta o tempo de duração do produto.
12 – Lágrima
Sabe quando parece que a taça de vinho está suando e você consegue perceber a existência de algumas gotículas?
Essas são as chamadas lagrimas que, quando são grossas e escorrem lentamente, podem ser um indicativo de maior teor alcoólico.
13 – Velho e Novo Mundo
Calma, ainda estamos falando sobre o glossário dos vinhos! Neste contexto, os termos são utilizados para explicar a origem do vinho. “Velho Mundo” à produção no continente europeu.
Já o “Novo Mundo” se trata de continentes como África, América e Oceânia.
14 – Terroir
O termo é relacionado a todas as etapas de vinificação. Um “vinho de terroir” tem características únicas e é possível identificar, através da degustação, a região ou vinícola em que foi produzido.
15 – Barrica
Barricas são recipientes de madeira em que vinhos envelhecidos são guardados para adquirirem novos sabores e aromas.
Gostou do conteúdo de hoje sobre o glossário dos vinhos? Conheça também as características de um vinho equilibrado.