O que são vinhos sustentáveis?

O que são vinhos sustentáveis?

Entenda o que há por trás desse conceito e consuma com consciência!

O conceito de sustentabilidade não é novidade no mercado de alimentos e bebidas, mas muitas pessoas ainda estranham ao se depararem com rótulos de vinhos sustentáveis

Receba nossas novidades


    Por isso, nós do Vinholando, preparamos um artigo completo para que não restem dúvidas sobre a relação entre sustentabilidade e a nossa bebida preferida.

    Para que algum produto, alimento ou bebida seja considerado sustentável, a sua produção deve ser capaz de suprir às demandas atuais sem que isso comprometa os recursos naturais finitos, necessários para a produção, e, consequentemente, a capacidade de gerações futuras também terem suas necessidades atendidas.

    Mas se engana quem associa diretamente os vinhos sustentáveis apenas ao cultivo das uvas usadas, pois a sustentabilidade também se relaciona com aspectos sociais, culturais e, principalmente, econômicos, de todas as fases do processo de produção da bebida.

    Vinhos sustentáveis: Mãos de pessoa branca segurando muda de planta.

    Então, para um vinho ser considerado sustentável é preciso reestruturações nos vinhedos, vinícolas, transporte e embalagens. Vamos entender melhor a sustentabilidade em cada um desses aspectos?


    Vinhedos sustentáveis

    Aqui a sustentabilidade vai além do cultivo orgânico das uvas, sem o uso de agrotóxicos, se relacionando também com o uso consciente de energia, redução do uso de água e, até mesmo, a estrutura do terreno.

    Todos esses aspectos são importantes por estarem diretamente relacionados com a longevidade das videiras.

    Vinhos sustentáveis: Cacho de uva

     Vinícolas

    Manter uma vinícola em funcionamento, como pode-se imaginar, demandam grandes escalas de recursos finitos, como água e energia elétrica. 

    Portanto, para uma vinícola ser considerada sustentável e produzir vinhos sustentáveis, é preciso uma administração consciente desses insumos, fazendo o reaproveitamento da água, por exemplo.

    Além disso, o uso de energias limpas e reciclagem, e reutilização, de resíduos também são práticas fundamentais para vinícolas sustentáveis.

    Transporte

    No Brasil, é comum que a maior parte do transporte de qualquer tipo de produto, seja ele alimentício ou não, é feita por vias terrestres, com caminhões. 

    Ele é responsável por ser um dos maiores emissores de carbono, devido à queima de diesel. A alternativa sustentável para o transporte do vinho são as vias marítimas, sendo elas cinco vezes menos poluidoras que as terrestres.

    Vinhos sustentáveis: Balsa navegando em rio.

    Embalagens

    Qual é a primeira coisa que você nota na embalagem ao escolher um rótulo de vinho? Para muitos o peso da garrafa impõe mais respeito e é associada a maior qualidade.

    Mas essa característica da embalagem dos vinhos é uma das maiores preocupações quando se debate sustentabilidade.

    Afinal, o vidro usado nas embalagens é responsável por 85% do carbono emitido na produção de uma garrafa.

    Em vinhos sustentáveis, as embalagens são mais leves, demandando menos material.

    Vinhos OBN são vinhos sustentáveis?

    Outra tendência mundial na produção de vinho são os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, abreviados para OBN.

    As características e especificidades de cada um deles é assunto para outro artigo, mas é preciso ressaltar que nem todos os OBN são sustentáveis.

    Isso por que, apesar de a produção desses tipos de vinho terem aspectos positivos, ela é feita em menor escala, por produtores pequenos, sem adaptabilidade efetiva para a indústria de larga escala.

    Como identificar vinhos sustentáveis 

    Agora que já falamos sobre todos os aspectos que tornam um vinho sustentável, você pode estar se perguntando: como eu posso identificar esses rótulos na hora de comprar?

    Vinhos sustentáveis: Mão segurando taça vazia.

    Para padronizar os processos sustentáveis e facilitar a identificação desses vinhos, existem certificações de sustentabilidade.

    Esse certificado varia de nome e sigla, dependendo do país de fabricação, como IPM (Integrated pest Manegement), Viticulture raisonée e LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

    No Brasil ainda não há nenhuma categoria de certificação específica relacionada a sustentabilidade dos vinhos, mas é importante sempre estar atento e buscar saber mais sobre os produtores e marcas dos rótulos que você costuma consumir.

    Aposto que você não imaginava que os vinhos sustentáveis envolviam tantos fatores e critérios! Agora, algum dos seus rótulos preferidos se enquadra na categoria sustentável?

    Que tal experimentar um? Assim você pode saborear a bebida e protege o meio ambiente ao mesmo tempo!

    Aproveite para enviar esse artigo para o seu companheiro de taça e não deixe de comentar o que achou. Continue acompanhando os próximos posts do Vinholando e não perca nossas dicas de harmonização e curiosidades!

    Um brinde ? 

     

    Danillo Muniz Danillo MunizPublicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.