Conheça os tipos de uva mais tradicionais e suas características

Quem quer se tornar um especialista em vinhos, ou mesmo quem quer saber fazer escolhas simples, deve conhecer algumas características importantes como os tipos de uva.

Quem quer se tornar um especialista em vinhos, ou mesmo quem quer saber fazer escolhas simples, deve conhecer algumas características importantes como os tipos de uva, seu preparo, harmonizações, entre outros.

Conhecer os tipos de uva é um passo essencial que vai te ajudar a classificar os vinhos e entender qual combina melhor com cada prato, por exemplo.

Receba nossas novidades

    E se engana quem pensa que essa é uma tarefa muito difícil. Com as dicas que separamos sobre os principais tipos de uva você terá uma boa base sobre o assunto. Acompanhe e entenda mais!

    Principais tipos de uva

    Conheça os principais tipos e as mais consumidas principalmente no Brasil:

    Cabernet Sauvignon

    Esse é um dos tipos de uva mais conhecidos e consumidos pelos brasileiros. Ela também é a casta tinta mais utilizada em várias regiões do mundo para produzir os seus vinhos.

    Apesar de ser de origem francesa, atualmente o seu maior cultivo está presente em países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Brasil.

    A rainha das uvas tintas produz vinhos tintos encorpados, pouco tânicos e com aromas herbáceos.

    É uma opção que envelhece muito bem em garrafa, além de combinar perfeitamente com pratos de sabor intenso.

    Merlot

    A uva Merlot também é de origem francesa e é muito popular principalmente em outros países. Ela proporciona vinhos que agradam os mais diversos paladares.

    Sua textura macia, porém encorpada, sua doçura na medida e seus aromas frutados tornam o vinho ideal para serem consumidos ainda jovens, diferente do Cabernet e outros tipos.

    Pinot Noir

    Quando se trata de vinhos franceses essa é uma das uvas mais populares por lá, e também ao redor do mundo.

    E apesar de muito consumida, poucos países produzem plantações satisfatórias delas por conta dos seus fatores climáticos que exigem temperaturas equilibradas.

    A Pinot Noir gera vinhos suaves, discretos e sofisticados, mas com taninos firmes. Além disso, os aromas também são bastante marcantes dessa uva.

    Carménère

    Bem como as uvas citadas até aqui, essa uva também é originária de uma região da França, mas também muito produzida e com boas produções no Chile.

    Essa uva vai apresentar vinhos bastante encorpados, com taninos marcantes, sabor frutado e um aroma levemente apimentado.

    Malbec

    Apesar de fazerem muito mais sucesso e levarem a assinatura dos amigos argentinos, a Malbec também é uma uva francesa. Ela é bem produzida em locais onde há uma brusca temperatura durante o dia.

    O resultado dessa uva é uma bebida com taninos maduros, textura aveludada, sabor intenso e aromas que remetem a tons de ameixas, cerejas e figos.

    Em alguns casos também é possível notar traços de baunilha, café, cacau e até tabaco.

    Tempranillo

    Esse é um dos tipos de uva com cepas populares na Espanha, mas que também é usada para fazer vinhos portugueses, por exemplo. 

    Quando envelhecidas em barris de carvalho, as uvas elaboram um vinho com notas de baunilha, corpo médio e sabor frutado.

    Em muitos casos a bebida também pode ter aromas de vinhos e especiarias.

    Sauvignon Blanc

    Apesar da maioria das uvas tintas também produzirem vinhos brancos, não podemos deixar de falar dos tipos de uva específicas para esses vinhos.

    A cepa da Sauvignon Blanc, também francesa, possui uma grande produção na Nova Zelândia, que tem criado vinhos mais frutados e ainda encorpados.

    Porém, principalmente quando produzidos na França, essa uva proporciona vinhos suaves, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo.

    Chardonnay

    A uva da Borgonha, na França, é a que gera os vinhos brancos e espumantes mais famosos em todo o mundo.

    Apesar de serem encontradas em diversas regiões, poucos lugares apresentam tão bem suas características e sabores como o local de origem.

    Sua cepa produz vinhos de corpo médio, acidez alta e duros ao paladar, carregando também notas de ameixa e até de maçã verde.

    Geralmente, pode haver também um teor alcoólico mais alto por conta das passagens por barrica de madeira.

    Gostou dessas dicas? Veja também “Sabor do vinho: Como a temperatura pode influenciar”.

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.