Se você pensa que os vinhos são bebidas apenas para os dias frios, viemos aqui te informar que você está completamente errado!
Os dias mais quentes já chegaram e tudo o que procuramos nestes dias é sombra e água fresca. Mas não pense que os vinhos precisam ficar de fora do verão. Existem opções muito saborosas e refrescantes para esta época do ano. Elas são ideais para os dias de sol à beira da piscina ou aquela curtição na praia.
Receba nossas novidades
Sim, vinhos são muito bons no verão! E para provar, preparamos este artigo com algumas dicas e sugestões para escolher boas opções nestes dias.
Vinhos brancos
Chega a ser automático, falou em calor, logo se pensa em vinho braco. E não é para menos, considerando que os vinhos brancos são incrivelmente leves, suaves e refrescantes, perfeitos para os dias mais quentes.
Mas em meio a tantas opções, quais escolher? Algumas das melhores opções, são:
- Sauvignon Blanck: suave no paladar, com acidez perfeita e capaz de atender desde os paladares mais simples aos mais exigentes;
- Chardonnay: mais encorpado, mas com total refrescância;
- Riesling: uma opção que evolui com o passar dos anos. Aromático, sensível e elegante, é uma opção certeira para as combinar com carnes brancas em geral;
- Chenin Blanc: oferece um grande equilíbrio entre acidez e sabor, garantindo uma incrível evolução no paladar;
- Gewurztraminer: um vinho fácil de apreciar, garantindo deliciosas notas herbáceas;
- Pedro Ximénez: uma opção licorada com notas aromáticas uvas passas, um equilíbrio perfeito entre acidez e frescor.
E os tintos?
Tintos refrescantes? É possível? Sim, é! Muitas pessoas acreditam que os tintos são bem-vindos apenas em climas mais amenos, afinal, a bebida dá aquele leve “calorzinho”.
Mas quando você escolhe rótulos que se destacam pela graduação alcoólica mais baixa, você pode deixar a bebida alguns minutinhos no balde com gelo e aproveitar da sua refrescância. Confira algumas opções:
- Pinot Noir: com acidez refrescante e toques terrosos, a opção é perfeita para os dias quentes;
- Beaujulais: uma das opções tintas mais leves, você encontrará notas de frutas vermelhas bem frescar, um sabor marcante e refrescante;
- Valpolicella: um sabor incrível, com muita mineralidade e principalmente estrutura;
- Cabernet franc: uma opção bem leve e fresca, mas sem deixar de lado a intensidade necessária para um tinto.
Enfim, viu só como escolher bons vinhos para os dias mais quentes pode ser algo perfeitamente possível? Faça a sua escolha e se aventure em sabores incríveis também nesta época do ano.
Gostou do conteúdo? Clique aqui para conferir mais dicas sobre este mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Confira este vídeo:
FONTE
O CLIMA ESQUENTOU? DICAS DE VINHOS (INCLUSIVE TINTOS!) PARA DIAS QUENTES! Sonoma. Consultado em 17 de novembro de 2021.