Os vinhos especiais são uma das categorias que precisam de maiores cuidados para produção e também para degustação.
Você já ouviu falar em vinhos especiais? O gosto por vinhos é algo que evolui com o tempo e nesta evolução é natural que se comece a consumir bebidas com mais personalidade. Esses tipos de vinhos são chamados especiais, pois contam com processos de produção e características marcantes.
Receba nossas novidades
Além disso, este tipo de vinho exige um número maior de cuidados na hora de ser degustado ou você pode acabar não apreciando o melhor que a bebida tem a oferecer.
Os vinhos especiais pareceram interessantes para você? Vem com a gente para as próximas linhas conhecer mais sobre eles e saber como degustar esse tipo de vinho corretamente.
O que são vinhos especiais?
A denominação “vinho especial” geralmente é dada a rótulos que têm autenticidade e são feitos em pequenas quantidades, por vinícolas ou pequenas bodegas. A maioria desses vinhos são feitos a partir de videiras mais antigas e se diferenciam daqueles feitos para consumo rápido, os populares vinhos comerciais.
Com personalidade forte, os vinhos especiais são conhecidos por suas características mais marcantes nos aromas e no paladar. Os taninos e a acidez são mais intensos, se desenvolvendo na taça durante a degustação.
Além disso, é comum que este tipo de vinho conte com grande potencial de guarda. Ou seja, precisam permanecer por alguns anos na garrafa, amadurecendo, para que o ponto ideal para consumo seja atingido.
Comprei vinhos especiais, e agora?
Com características tão acentuadas, a degustação dos vinhos especiais exige determinados cuidados. Separamos os principais a seguir.
Armazenamento correto
Um dos primeiros cuidados que se deve ter ao comprar um vinho desta categoria é o seu armazenamento. É essencial que a garrafa seja guardada em local fresco, com temperatura entre 12° e 14° graus.
Além das variações climáticas, é preciso estar atento a luminosidade e vibrações do ambiente, pois elas podem afetar as características do vinho. Por isso, procure mantê-lo em local escuro e sem trepidações.
Por fim, vale destacar que os vinhos especiais costumam ser selados com rolhas maciças para que fiquem bem vedados. Portanto, para que a cortiça não seque e interfira na qualidade da bebida, é essencial que você guarde as garrafas sempre na posição horizontal, para que o líquido fique em contato direto com a mesma e barre a passagem de ar.
Atente-se ao período ideal de consumo
Vai abrir o vinho? Observe se ele já atingiu o período ideal de consumo. Para saber essa informação, basta se atentar às descrições contidas no rótulo. Caso tenha dúvidas, informe-se no site da vinícola.
Tome cuidado ao abrir a garrafa
Como citamos anteriormente, este tipo de vinho fica armazenado durante mais tempo, por isso, é comum que a rolha fique levemente ressecada. Assim, ao abrir a garrafa, ela pode acabar se despedaçando, soltando sedimentos na bebida e prejudicando a degustação.
Portanto, lembre sempre de abrir os vinhos especiais com muito cuidado, girando o abridor até o fim e puxando as hastes laterais vagarosamente.
Enfim, gostou de conhecer mais sobre os vinhos especiais? Apostamos que apreciar uma taça de um bom vinho desta categoria será uma experiência inesquecível.
Chegou até aqui e gostaria de saber mais sobre o mundo dos vinhos? Clique aqui agora mesmo!