Escolher um bom vinho para inverno não é uma missão assim tão difícil e a gente te mostra isso neste artigo!
A estação mais fria do ano está chegando e é hora de fazer a seleção do seu vinho para inverno. Ao contrário do vinho para verão, a bebida certa para o inverno é mais robusta, garantindo uma ótima complementação, já que a temperatura é mais baixa.
Receba nossas novidades
Selecionamos 5 opções deliciosas para você apreciar, seja com alguém especial ou em um dia de relaxamento. Vem conferir mais detalhes nas próximas linhas!
O primeiro da lista é o Cabernet Sauvignon
A primeira indicação não poderia ser diferente: Cabernet Sauvignon. Esse é um tipo de uva derivada da mistura da Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. É de origem francesa e tem como principal diferencial a sua casca, que é mais grossa e protege a uva de agentes externos.
O vinho para inverno de Cabernet Sauvignon tem alta acidez e cor rubi. Portanto, seu sabor é bem robusto e característico, fazendo combinação perfeita com os pratos quentes do inverno, tipo risoto ou carnes com molho.
Além disso, esse tipo de vinho também faz aquele match com entradas, como tábua de frios com queijos mais fortes.
O Malbec não poderia ficar de fora
Vinda da Argentina, a uva Malbec é uma das queridinhas do brasileiro. Isso porque o vinho com esse tipo de uva tem taninos doces, sabor concentrado e aroma de frutas vermelhas escuras, como ameixas e cerejas bem maduras.
Os vinhos feitos com Malbec são de cor mais escura e, em grande parte das vezes, envelhecidos em barris de carvalho, o que deixa seu sabor ainda mais intenso. Esse sabor se tornou famoso e os vinhos Malbec estão entre os mais apreciados da família dos tintos.
Por ser encorpado e potente, este vinho para inverno se harmoniza perfeitamente com carnes mais gordurosas, principalmente as preparadas em churrascos.
Syrah também entra na categoria vinho para inverno
A uva Syrah é uma das mais antigas do mundo e tem origem francesa. Sua casca é escura e grossa, tornando os vinhos produzidos a partir da espécie bem escuros e com sabor complexo e acidez moderada.
O vinho para inverno com uvas Syrah faz harmonização perfeita com pratos mais apimentados e queijos fortes. Também é uma grande aposta para sobremesas com chocolate amargo ou meio amargo.
Merlot faz parte da lista de vinho para inverno
Também na lista de tintos clássicos, a uva Merlot teve seu início na França, mas quase todo o mundo a produz atualmente. Com amadurecimento rápido, essa uva contém colheitas planejadas e vinhos precisos.
Os vinhos frutados com notas de ameixa madura e mirtilo são de origem Merlot. Assim, com cor e sabor suaves e baixa acidez, a bebida harmoniza perfeitamente com carnes brancas e leves. Massas com diferentes tipos de molhos e pizzas também são escolhas certas para serem combinadas.
Por fim, não podemos esquecer do Tempranillo
Por fim, mas não menos importante, é hora de citar as uvas espanholas nessa lista de vinho para inverno. As uvas Tempranillos garantem cascas grossas, taninos leves e sensação macia quando cultivadas em terrenos com bastante sol, pedregosos e argilosos. Entretanto, pode se tornar um tanto quanto ácida quando cultivada em locais mais frios.
O vinho dessa uva tem coloração forte e notas de frutas vermelhas e terrosas. Além disso, harmoniza muito bem com carnes vermelhas e mais gordurosas. As massas com queijos fortes também são ótimas opções ao paladar.
Enfim, escolher o vinho para inverno ideal agora será muito mais fácil. Lembre-se, mesmo com todas essas dicas a melhor harmonização será sempre aquela que agrada o seu paladar!