Vinho merlot: uma opção cheia de equilíbrio

Entre as diversas opções do mercado, o vinho merlot garante total equilíbrio e sabor muito bem balanceado ao paladar.

Quem é que nunca ouviu falar sobre o vinho merlot? Quando falamos em uvas emblemáticas, a merlot sempre marca sua presença. Cultivada em território nacional, a opção agrada os mais diversos paladares, desde os novos entusiastas até os amantes de vinho de longa data.

Receba nossas novidades

    Então, que tal conhecer mais de perto essa opção cheia de equilíbrio e garantir algumas dicas para harmonizar o vinho merlot com excelência? Vem com a gente para as próximas linhas!

    Origem da uva

    Existem algumas controvérsias quanto ao nome “Merlot”, mas, de maneira geral, temos quase um consenso sobre a sua relação com o pássaro-preto (ou merlo), chamado de merle na França.

    Entretanto, não se sabe se a uva foi apelidada de “merlinha” (merlot) por conta da sua cor, que se parece com as penas do pássaro, ou por ser a refeição preferida do animal.

    Independente, a história dessa uva começa na França e seu primeiro registro na elaboração do vinho foi datado em 1784. A variedade logo se tornou popular em outros lugares, considerando a sua grande adaptabilidade de cultivo nos mais diversos solos e climas, dentre eles, o Brasil, que teve destaque na década de 70.

    A uva adorou o clima da Serra Gaúcha e há quem diga que a região deveria ser nomeada a principal região produtora.

    Quais as características de um vinho merlot?

    Outra grande polêmica que giram em torno da uva é sobre o momento certo para a colheira da fruta. Inclusive, essa realidade dividiu o estilo de produção em dois, considerando o momento em que a uva é colhida.

    A Merlot é uma uva que amadurece rapidamente, por isso, pode ser colhida mais cedo, antes da chuva e problemas climáticos que podem a prejudicar. Entretanto, para alguns, a uva fica muito mais gostosa quando é deixada por mais tempo no caxo, garantindo uma maior concentração.

    Este é um padrão bastante usado nos vinhos produzidos no Novo Mundo, garantindo características como:

    • Aroma intenso;
    • Nitidamente frutado, lembrando frutas negras maduras, como ameixas;
    • Taninos macios e maduros;
    • Menor acidez.

    O segundo “estilo” de produção a partir desta uva, opta pela colheita no momento certo, sem que a mesma amadureça em demasia. Esse método, segundo puristas, garante uma bebida repleta de elegância e leveza originais, com muito mais frescor e longevidade.

    No Brasil, especialmente, essa é a forma predominante de cultivo e garante um vinho com:

    • Aromas delicados;
    • Frutado, mas evidenciando frutas frescas e mais ácidas, como morango;
    • Taninos firmes;
    • Acidez marcante sem ser agressiva.

    Como harmonizar o vinho merlot?

    Quando o assunto é harmonização, essa é uma uva bastante eclética, já que é muito bem equilibrada. Assim, os varietais de Merlot harmonizam perfeitamente com carnes magras, tanto brancas quanto vermelhas. Sobre os queijos, os de média maturação são perfeitos.

    Se procura por uma explosão de sabor, as massas ou risotos contendo tomates, ou funghi garantem uma composição inesquecível. Mas cuidado com comidas apimentas, pois elas podem sobrepor à suavidade do vinho. Salada de folhas e peixes também não dão certo com o sabor do vinho, podendo deixar uma sensação metálica.

    As opções blends, que combinam merlot e cabernet sauvignon, as carnes vermelhas mais gorduras devem ser as escolhidas. Então, vale a pena investir na harmonização com hambúrguer e churrasco.

    Enfim, gostou de conhecer mais sobre o vinho merlot? Então, aproveite os conhecimentos e as dicas de harmonização para se aventurar nesse sabor! Quer saber mais sobre esse vinho? Confira este vídeo:

    FONTE

    Tudo o que você precisa saber sobre a uva Merlot. Famiglia Valduga Co. Consultado em 8 de novembro de 2021.

    Paulo Carvalho: Apreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.