As opções de vinhos nacionais são diversas e se aventurar em uma delas é a garantia de incríveis novos sabores.
Com a pandemia alguns hábitos se tornaram mais frequentes, dentre eles, o consumo de vinhos nacionais. Nosso mercado é repleto de deliciosas opções de vinhos e, é claro, nós não poderíamos deixar de destacá-los aqui.
Receba nossas novidades
Os vinhos nacionais desta lista são diversos, alguns pouco se ouviu até hoje, outros já são renomados, mas todos extremamente bons para apreciação. Portanto, apostar nessas opções é ter a certeza de mergulhar em um novo mundo.
1 – O primeiro da lista de melhores vinhos nacionais é o Storia Merlot 2015
Sem dúvidas um dos mais aclamados vinhos brasileiros. O Storia Merlot é produzido da Serra Gaúcha e sua vinícola é a Casa Valduga. A bebida é amadurecida por 20 meses em barris de carvalho francês e conta com aromas de frutas vermelhas e especiarias.
No paladar, as notas de frutas secas e uvas passas são destaque e fazem muitos se apaixonarem. Combinar este vinho nacional é super simples. Algumas ótimas opções são: carnes assadas, molhos intensos, queijos e chocolate amargo.
2 – Que tal um Prosecco Rosé Brut 2019
É claro que não poderíamos deixar de citar o primeiro Prosecco Rosé do Brasil. Este espumante da Vinícola Garibaldi, assim como a opção anterior, é produzido da Serra Gaúcha.
Sua composição conta com 5% de uvas Pinot Noir, o que proporciona a sua coloração rosada. É um vinho delicado e cremoso, simplesmente perfeito. Além disso, conta com aromas que lembram frutas cítricas, morangos e flores vermelhas.
Com extrema refrescante e acidez equilibrada, este é uma das opções de vinhos nacionais que harmonizam e muito com saladas, peixes, frutos do mar e sopas cremosas.
3 – O terceiro lugar entre os vinhos nacionais vai para o Fumé Blanche Sauvignon Blanc 2019
Produzido na Serra da Mantiqueira (MG), diretamente da Vinícola Ferreira, esta é uma grande opção de vinho branco. Aromático e refrescante, mas sem deixar de ser complexo em sabor.
A bebida possui aromas herbáceos e notas deliciosas notas de maracujá, abacaxi e outras frutas tropicais. Este vinho é marcado por sua acidez e harmoniza perfeitamente com queijos leves, peixes, massas com ervas frescas e saladas.
4 – Também temos o Tempos de Goés Reserva Sauvignon Blanc 2019
Para os amantes de um vinho branco fino seco, aqui está uma opção incrível. Com “essência paulista”, a bebida é produzida em São Roque (SP). Sua expressão aromática é forte, lembrando figos, frutas tropicais e especiarias.
Mesmo sendo marcante no paladar, este é um dos vinhos nacionais da categoria mais fácil de consumir. Seu frescor é leve e natural, por isso a bebida harmoniza perfeitamente com saladas (sem vinagre), pratos vegetarianos com grãos e ervas, peixes grelhados e risoto de frutos do mar.
5 – Em quinto colocado temos Terroir Chardonnay 2019
Em quinto colocado temos um dos vinhos nacionais mais premiados. Esta opção se caracteriza por um vinho branco seco 100% Chardonnay, produzido na Serra Gaúcha.
Surpreendente e com a intensidade certa de aromas este vinho é extremamente sofisticado. Além disso, suas notas de frutas tropicais frescas, como pera e abacaxi complementam e dão ainda mais charme à bebida.
Refrescante e equilibrado, este vinho apresenta um retrogosto deliciosamente frutado. Sua harmonização é muito bem feita com queijos cremosos, peixes grelhados, massas com molhos leves e frutos do mar.
6 – Entre os vinhos nacionais, não podemos esquecer do Terroir Merlot 2015
Também produzido na Serra Gaúcha, esta é uma grande opção de vinho tinto elaborado. Sua produção é limitada, a partir das uvas de vinhedos.
A bebida, armazenada por oito meses em barricas de carvalho francês, garante notas de amora, ameixa, cacau e baunilha. Encorpado e com acidez na medida, você pode harmonizar a bebida perfeitamente com carnes assadas, ragu, queijos maduros e risoto de cogumelos.
7 – Que tal provar o Vale da Pedra Sirah 2018
Vinho 100% Sirah e com características únicas. O mesmo é envelhecido por sete meses em barricas de carvalho francês e produzido especialmente no Espírito Santo.
Seus aromas predominantes são de cassis, jabuticaba, ameixa e uma leve nuance salgada. No paladar, pode-se apreciar toques de café expresso, acompanhado de uma excelente acidez. Sua harmonização ideal é com carré de cordeiro, cuscuz marroquino, arroz de pato ou legumes ao curry.
8 – Também temos o Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2015 entre os vinhos nacionais
Produzido em Minas Gerais, este é um tinto 100% Cabernet Sauvignon. A bebida é envelhecida por doze meses em barricas de carvalho francês para que seus aromas e sabores sejam garantidos.
Apresenta aroma extremamente elegante, delicado e complexo. É composto por notas balsâmicas e de finas especiarias. Cada gole da bebida impressiona por sua pureza e sutileza da fruta. É possível harmonizar a bebida perfeitamente com pratos diversos, como risotos, carnes assadas, feijão tropeiro e costelinha suína.
9 – Vale lembrar do Brandina Assemblage 2014
Os tintos gaúchos fazem sucesso, viu? Esta opção conta com 71% de uva Merlot, 17% de Cabernet e 12% de Cabernet Sauvignon em sua composição. Seus aromas combinam frutas maduras, como cerejas e ameixa, nuances de especiarias e aquele toque de café.
Extremamente agradável e de corpo leve, a bebida harmoniza muito bem com queijos suaves, carnes mais leves, risotos e massas com molhos intensos.
10 – Por fim, Paradigma Rotto Cabernet Sauvignon 2011
Por fim, mas não menos importante, temos este delicioso vinho nacional amadurecido por 24 meses em barricas de carvalho francês. A opção conta com um nível alcoólico mais intenso, camadas de couro e um leve sabor de tostado, todos provenientes da madeira.
De ótima acidez, seus aromas são de cogumelos, tabaco e frutas escuras maduras. Você pode combiná-lo perfeitamente com carnes vermelhas gordurosas, queijos maturados e risotos mais intensos.
Enfim, você já provou alguma dessas opções de vinhos nacionais? Aproveite as nossas dicas para se aventurar em novos sabores e harmonizações!
Gostou? Aproveite para compartilhar!