Mundo dos vinhos: por onde começar?

Quem experimenta uma vez certamente irá querer mergulhar mais fundo no mundo dos vinhos. Mas neste momento vem uma grande dúvida, por onde começar?

Ah, o mundo dos vinhos… Um novo horizonte se abre diante dos olhos depois que uma boa taça de vinho é apreciada. Entretanto, essa paixão ao primeiro gole gera um problema: querer mais e não saber por onde começar.

Receba nossas novidades

    O vinho é um produto bastante delicado e específico. Existem inúmeras variações e detalhes, o que torna o entendimento das diferentes uvas, fermentação, dentre outras características presentes em um rótulo, algo bastante complexo.

    Então, o que fazer? Calma, estamos aqui para facilitar a sua vida e te ajudar, mesmo entendendo pouco sobre o mundo dos vinhos, a encontrar sabores incríveis. Vamos lá?

    Como acontece a produção dos vinhos?

    O vinho é feito pela fermentação alcoólica do mostro da uva sã, fresca e madura. Esta fermentação resulta em uma graduação alcoólica de 8,6% a 14% em volume. É um processo natural que acontece quando a levedura transforma o açúcar da fruta em álcool e anidrido carbônico.

    O anidrido carbônico tem uma grande missão: definir se o vinho será um espumante ou tranquilo, ou seja, sem bolinhas. Outro ponto que vale destacar é que, ao contrário do que muitos pensam, não é necessariamente a uva que dá nome a um vinho.

    A bebida pode ser classificada por diversos fatores (seco, doce, demi-sec, por exemplo) e cada uma dessas categorias, de certa forma, dá o nome ao vinho. Portanto, usar o nome das uvas para nomear um vinho é um tipo de categorização. Mas os vinhos podem ser de diferentes uvas em uma só garrafa e nem por isso ficam sem nome.

    Quais as opções do mundo dos vinhos?

    De maneira geral, existem quatro tipos de vinho disponíveis no mercado:

    • Vinhos brancos (frescos e minerais): ideais para os dias mais quentes por conta da sua acidez. O frescor e o toque mineral torna o vinho uma opção perfeita para beber durante o dia e casualmente com os amigos;
    • Vinhos brancos (frutados e maduros): uma opção mais encorpada, para tomar a noite e acompanhar refeições sem deixar a leveza e a refrescância para trás. A opção é frutada devido ao aroma de frutas e madura por sofrer um processo de envelhecimento em madeira;
    • Vinhos tintos (delicados e com aroma): as opções “delicadas” são menos encorpadas que os vinhos citados acima. São perfeitos para iniciantes, pois não possuem muitos taninos, não deixando a boca seca após o gole;
    • Vinhos tintos (frutados e suculentos): uma grande opção para saborear com uma boa carne vermelha. É mais forte e a presença de frutas é bem perceptível. Além disso, seu aroma também é forte e saber mais maduro;
    • Vinhos tintos (encorpados e potentes): uma opção que não agrada a todos, pois tem sabor bem forte e potencializado. A bebida conta com mais álcool e aroma de madeira. Normalmente, homens tendem a gostar mais da bebida para acompanhar refeições.

    Opções para conhecer

    Enfim, agora que você conhece um pouquinho mais sobre o assunto, um novo mundo dos vinhos começa a se abrir sobre seus olhos. Então, para te ajudar a saborear tudo o que este mundo tem a oferecer, selecionamos 4 opções de vinhos incríveis e muito saborosos. São elas:

    Terralis – Shiraz-Malbec

    Finca La Daniela – Chardonnay

    Angaro Cabernet – Tempranillo

    Carmen – Chardonnay

    FONTE

    Vinhos para iniciantes: por onde começar. Manual do Homem Moderno. Consultado em 30 de novembro de 2021.

    Paulo Carvalho: Apreciador de um bom vinho! Com formação em tecnologia, nas horas vagas se dedica a entender e apreciar um bom vinho.