Frutas e Vinhos: Como e quando combinar?

Frutas e Vinhos: Como e quando combinar?

A combinação entre frutas e vinhos pode soar como estranha, ou inexistente, mas, na verdade, é um deleite para o paladar de quem quer fugir dos acompanhamentos óbvios.

Apesar de muito saborosa, a harmonização entre esses dois pode não ser muito intuitiva, principalmente se você não entender o rótulo escolhido.

Receba nossas novidades


    A acidez e intensidade do vinho, assim como a doçura da fruta, são fatores cruciais para alcançar um delicioso equilíbrio.

    Mas, calma, não precisa quebrar a cabeça nem decorar os rótulos para conseguir saborear frutas e vinhos. É só seguir as nossas dicas que não tem como errar!

    Quando combinar frutas e vinhos?

    Bandeja com frutas e vinhos sobre mesa.

    Por formarem uma dupla leve e refrescante, é comum que muitas pessoas associem a combinação de frutas e vinhos com o calor, como em festas de final de ano ou na praia.

    Ainda que essas sejam ocasiões ideais para saborear esse tipo de harmonização, não são as únicas! Na verdade, você não precisa de um evento especial para experimentar essa junção.

    Além de serem usadas em receitas de drinks que levam vinho, como a sangria, as frutas são uma boa pedida para substituir acompanhamentos tradicionais, como queijos e pães, caso você esteja experimentando uma dieta ou recebendo convidados com restrições alimentares.

    Esteja você buscando expandir seu paladar ou apenas goste de aprender sobre a bebida, confira a seguir as frutas e vinhos que mais combinam.

    Combinando frutas e vinhos tintos e rosés

    Morangos, framboesas, mirtilos, cerejas, amoras e romãs, no geral frutas com coloração vermelha intensa, são escolhas certeiras para acompanhar vinhos tintos e rosés. 

    No caso de tintos suaves, figos, uvas (em especial as uvas-passas pretas), pêssegos e ameixas também são ótimas opções.

    Escolhas para os vinhos brancos

    Garrafa de vinho branco ao lado de duas taças, sobre mesa.

    Quando se trata de harmonização com frutas, os vinhos brancos são coringas, combinando com a grande maioria, mas as mais famosas pelo sabor formado são melões e melancias.

    Só é recomendado evitar frutas muito cítricas, como limão, laranja, maracujá e abacaxi fresco. 

    Combinações com vinhos espumantes

    Caso você esteja lendo esse artigo no verão, os vinhos espumantes são os ideais para saborear com as frutas da estação, como maracujá, mamão, pitaya e manga, formando uma explosão refrescante!

    Fora de época, aposte em frutas secas ou sobremesas frutadas.

    Com todas essas possibilidades de harmonização, aposto que não faltarão oportunidades e acompanhamentos para você aproveitar uma ou várias taças do seu vinho favorito.

    Para mais dicas de harmonização, curiosidades e indicações, continue acompanhando os posts do Vinholando. Ah, e não esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos e familiares que, como a gente, amam um bom vinho! ?

    Um brinde! ?

    Danillo Muniz Danillo MunizPublicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.

    Talvez você goste dessas postagens

    Comentários

    Cadastre-se e receba nossas novidades


      Aviso: Nós usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade Eu Aceito

      Como podemos ajudar?

      Por favor, preencha os dados abaixo e em breve entraremos em contato com você.