Você sabe como conservar o vinho depois de consumir apenas uma parte da garrafa? De fato, abrir uma garrafa de vinho depois de um dia cansativo de trabalho ou para comemorar algo é algo bastante comum.
Além disso, apesar do fato de que alguns vinhos podem ser reservados por anos, o ato de abrir a garrafa expõe a bebida ao oxigênio. Assim, acontece a alteração das suas características sensoriais.
Receba nossas novidades
Mas, o que fazer para manter a qualidade da bebida depois da garrafa aberta? Continue lendo as próximas linhas e saiba mais!
Qual o tempo ideal de consumo de cada tipo de vinho?
Como você bem sabe, o mercado está repleto de tipos de vinhos diferentes. Portanto, cada um deles conta com singularidades que também influenciam no seu tempo ideal de consumo.
Assim, ao considerar seu tipo preferido, tenha em mente que:
- Espumante: pode ficar de 1 a 2 dias na geladeira com boa vedação;
- Brancos encorpados: de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa;
- Brancos leves e rosés: até 3 dias na geladeira, com tampa;
- Tintos encorpados: de 3 a 4 dias na geladeira, bem fechado;
- Tintos leves: até 3 dias na geladeira, com tampa;
- Fortificados: de 15 a 20 dias na geladeira, com tampa.
O que influencia no tempo de vida útil do vinho após aberto?
Você já parou para pensar no motivo que leva um vinho a ficar “ruim” depois de aberto? A resposta é simples: com o contato com o oxigênio, a bebida começa a perder suas melhores características, como aroma e sabores.
Podemos dizer que o oxigênio é um “vilão” para os vinhos, então? Em alguns casos, sim! Inclusive, o excesso de oxigênio pode fazer com que sintamos um forte cheiro de vinagre na bebida.
Entretanto, vale um parêntese: para que exista vinagre, de fato, o vinho deverá apresentar contaminação por bactérias. Caso contrário, o vinho não “avinagra” dentro da garrafa, ele simplesmente oxida.
Além de ser um “vilão” para as garrafas abertas, o oxigênio também é evitado durante a produção dos vinhos brancos e rosés. Isso porque, estes são tipos de vinhos mais sensíveis, podendo afetar sua coloração e fineza de aromas.
Já para os tintos, o oxigênio é bem-vindo, facilitando na transformação dos açúcares.
Como conservar o vinho depois de aberto?
Após entender todos estes pontos, é hora de falarmos sobre aquilo que te fez chegar até este artigo: a conservação do vinho depois de aberto.
De maneira geral, a melhor maneira para conservar o vinho nesses casos é mantê-lo em uma adega em temperatura ambiente. Entretanto, manter a garrafa na geladeira também é uma opção, considerando que as baixas temperaturas fazem com que o processo químico seja desacelerado.
Além disso, deve-se sempre deixar o gargalo da garrafa bem vedado. Você pode fazer isso com a própria rolha, caso vá consumir a bebida no mesmo dia ou no dia seguinte. Se o vinho for ficar guardado por mais dias, use um acessório específico para reduzir a quantidade de oxigênio que possa entrar na garrafa.
Por fim, para conservar o vinho, coloque a garrafa na vertical. Assim, evita-se um maior contato entre a superfície e o oxigênio.
Enfim, agora que você já sabe como conservar o vinho e por quanto tempo o mesmo pode ser mantido aberto, é só aproveitar o melhor que a bebida tem a lhe oferecer! Quer mais dicas para apreciar boas garrafas de vinho? Então, confira as nossas demais dicas.
FONTE
Descubra como guardar o vinho depois de aberto! Vinícola Campestre. Consultado em 12 de setembro de 2022.