Abrir uma garrafa de vinho não é um bicho de sete cabeças e nós podemos provar isso!
Ei, você sabe como abrir uma garrafa de vinho corretamente? Essa pode ser uma atividade simples para quem já está familiarizado com o processo e tem os instrumentos certos na mão.
Receba nossas novidades
Entretanto, nem sempre essa será uma realidade, afinal, o que será feito quando não se tem por perto o abridor que estamos acostumados a usar? Por isso, pensando em te dar aquela mãozinha nestes momentos, montamos o guia definitivo de como abrir uma garrafa de vinho.
Vem com a gente para as próximas linhas e confira o passo a passo para utilizar corretamente os tipos de abridor mais comuns e aproveite para pegar aquele macete camarada.
Os principais utensílios para abrir uma garrafa de vinho
É comum encontrarmos três tipos principais de saca-rolhas: formato borboleta, sommelier e espiral.
Os de formato borboleta são relativamente simples de usar, exigindo o mínimo de esforço de quem vai abrir a garrafa. Já o sommelier é um pouco mais técnico, exigindo também mais força. O modelo possui uma faca em uma ponta e uma alavanca em outra. Ambas, em conjunto, permitem que a rolha seja extraída.
O espiral, portanto, é o mais simples de todos. Isso porque tem apenas a parte espiralada para ser girada na rolha e uma haste para puxá-la. Entretanto, mesmo sendo simples, exige força e cuidado para não quebrar a rolha.
Assim, quando se abrir uma garrafa de vinho, o primeiro passo é escolher uma superfície plana para apoiar a garrafa. Em seguida, com uma faca ou com o próprio abridor, corte o lacre abaixo do pequeno desnível no gargalo. Depois de retirar a parte de cima, o próximo passo dependerá do tipo de abridor que tem em mãos.
Com o abridor borboleta
No modelo borboleta, você deverá, primeiramente, levantar as ‘asas’ do abridor. Ao fazer isso, a ponta espiralada ficará mais aparente. Com essa ponta, você deverá fazer um pequeno furo na cortiça e começar a girar a haste superior no sentido horário até chegar a rolha.
Conforme o saca-rolha for avançando a cortiça, as alavancas laterais começarão a se erguer. Quando elas estiverem paralelas à superfície você poderá puxar a rolha. Para isso, aperte as alavancas para baixo com a garrafa na vertical e apoiada na superfície. Caso a rolha não saia completamente, puxe o abridor com a mão.
Com abridor sommelier
Depois de retirar o lacre, coloque a ponta espiralada na rolha, pressionando a parte de cima do saca-rolhas e girando-o no sentido horário. Se atente para que o saca-rolhas entre em um ângulo reto.
Quando a parte espiralada estiver toda dentro da rolha, você deverá localizar a dobradiça e encaixá-la na ponta da garrafa. Assim, com uma das mãos, segure a dobradiça contra a ponta da garrafa para que ela não escorregue.
Enquanto com a outra, puxe o outro lado do saca-rolha. A rolha então deve sair neste processo, mas caso não saia toda, poderá usar a segunda dobradiça ou puxar a rolha num ângulo reto.
Com espiral e haste
O processo inicial deste é bem semelhante ao sommelier e você deverá começar colocando a ponta espiralada na rolha e pressionando a parte de cima do saca-rolhas girando-o no sentido horário.
Quanto mais fundo, melhor, por isso, gire até que toda a parte espiralada esteja dentro da rolha. Feito isso, firme a garrafa em um local plano e puxe o saca-rolhas.
E se não tenho um abridor para abrir uma garrafa de vinho?
Na falta de um abridor, um parafuso e um alicate podem resolver completamente o problema. Com um parafuso em torno de 5 cm ou mais e uma faca ou chave de fenda, rosqueie o parafuso na rolha, lembrando de deixar uma parte de fora.
Pegue um alicate e comece a puxar o parafuso junto com a rolha. Faça isso de maneira delicada, até que a rolha se solte e saia da garrafa. E pronto, simples e rápido, você poderá degustar o seu vinho.
Enfim, agora não tem mais desculpas, abrir uma garrafa de vinho é algo perfeitamente possível sem que seja preciso sofrer para isso! Quer saber sobre o universos dos vinhos e ficar por dentro das melhores dicas? Clique aqui!