Se há dois itens que podem dizer que foram feitos um para o outro são os vinhos e risotos. Seja em um jantar especial ou até mesmo para sair da rotina, essa é uma excelente escolha.
Em um país que consome tanto arroz quanto o Brasil, é muito difícil encontrar quem resiste a um bom risoto, principalmente quando ele vem acompanhado de uma taça de vinho.
Receba nossas novidades
Além de ser um ingrediente importante para tornar o risoto perfeito, o vinho também vai muito bem à mesa, numa harmonização.
Mas você realmente sabe combinar vinhos e risotos? Preparamos algumas dicas que podem te ajudar a arrasar na escolha!
O risoto no Brasil
Embora hoje em dia seja um prato bastante comum, até o começo dos anos 90 o risoto era considerado um prato bastante sofisticado.
Isso porque o arroz arbóreo não era facilmente encontrado como hoje em dia.
O fato é que a cada década o prato foi ganhando mais popularidade e hoje é facilmente preparado nos restaurantes e até mesmo em casa.
Sem contar, que atende aos mais diversos paladares, conforme os ingredientes incluídos na receita.
A receita
Assim como diversos outros pratos, no Brasil o risoto acabou ganhando muitas variações, mas a sua receita básica leva os seguintes ingredientes:
- Cebola;
- Manteiga;
- Azeite;
- Caldo (de legumes, aves ou carne);
- Arroz arbóreo;
- Vinho (branco ou tinto, dependendo da receita);
- Queijo parmesão.
Para a preparação da sua combinação de vinhos e risotos, esses são os passos para uma base simples:
- Coloque a água para ferver e dissolva nela os tabletes de legumes. Depois de fervido, desligue o fogo, separe-os e mantenha ao lado da panela onde será preparado o risoto;
- Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola em fogo baixo até que fique transparente. Junte o arroz e misture bem;
- Acrescente o vinho branco, mexa e mantenha em fogo baixo até que esteja quase seco;
- Pegue uma concha do caldo de legumes e acrescente ao arroz e misture sempre para não grudar ao fundo.
Quando já estiver quase secando repita a operação sempre em fogo baixo e sempre mexendo sem parar até que acabe o caldo de legumes e até que o arroz fique bem macio; - Desligue o fogo e acrescente o parmesão, a manteiga e polvilhe pimenta-do-reino.
Lembre-se que há muitas variações de vinhos e risotos. Portanto, caso você acrescente outros ingredientes, você poderá criar milhares de outros sabores.
Combinações de vinhos e risotos
Se você está em dúvida com tantas opções de vinhos e risotos, confira as combinações que podem conquistar o paladar de quem for experimentar:
Risoto parmegiano
O vinho verde pode ser uma ótima escolha para essa combinação, pois entrega toda a acidez e aromas que o prato necessita.
Risoto de limão-siciliano
Essa opção de peso médio combina muito bem com vinhos brancos e espumantes mais ácidos.
Risoto de frango
O tipo de leve e saboroso dos risotos vai muito bem tanto com vinhos rosés como com vinhos brancos. Se puder, aposte na uva Riesling.
Risoto de funghi
Essa opção é uma boa escolha para os vegetarianos e veganos. Por conta dos sabores intensos do cogumelo, a dica é escolher vinhos encorpados e mais ácidos, como o Syrah, por exemplo.
Risoto de camarão
Quando se fala de vinhos e risotos, esse é um dos mais escolhidos nos restaurantes. Ele harmoniza perfeitamente com vinhos aromáticos e de acidez moderada, como o Chardonnay.
Risoto de legumes
Essa opção menos calórica e mais fácil de agradar a diversos paladares combina com vinhos de corpo médio, e mais uma vez o Chardonnay pode ser uma alternativa.
Gostou das dicas? Veja também como combinar vinhos e pizzas.