5 dicas de como gelar vinhos

5 dicas para gelar vinhos

Cada vinho é único, mas você já percebeu que a degustação de um mesmo rótulo pode trazer sensações diferentes? Um dos principais fatores que influencia na sua percepção sobre a bebida é a temperatura.

Dependendo do vinho, apreciá-lo gelado pode trazer uma melhor experiência sensorial, como é o caso de brancos, rosés leves e espumantes doces.

Receba nossas novidades

    Que tal aprender como gelar vinhos da maneira correta?

    Por que gelar vinhos?

    Ao garantir que um vinho seja servido na temperatura ideal, é possível perceber as diversas nuances da bebida, tendo assim, uma degustação completa.

    Geralmente, os rótulos podem ser servidos, com uma boa qualidade, até a temperatura de 20ºC. Por isso, em um país tropical como o nosso, gelar vinhos é uma etapa que se faz necessária.

    Mas, afinal, no que a temperatura realmente influencia na degustação de um rótulo?

    Quando servimos muito gelado, o aroma e o álcool não ficam em evidência, mas os taninos ganham destaque no sensorial da bebida.

    Se experimentados em temperaturas elevadas, o álcool se torna o ingrediente mais evidente.

    Como citamos anteriormente,  vinhos brancos, rosés leves e espumantes doces, proporcionam uma melhor experiência quando apreciados em temperaturas entre 3ºC e 7ºC.

    Já um vinho tinto, oferece a melhor degustação em temperaturas entre 14ºC e 18ºC, mas, dependendo do rótulo, podem haver variações.

    Vem conferir as principais dicas para gelar vinhos corretamente!

    1 – Balde com água e gelo

    Entre as mais conhecidas formas de gelar bebidas, há o balde com água e gelo.

    Ao mergulhar espumantes, durante toda a degustação, o vinho se mantém na temperatura certa, mas a garrafa não deve ficar muito tempo no balde.

    Adicionar água no recipiente é fundamental para que a garrafa não tenha contato apenas com o gelo. Além do espumante, rosés e brancos podem ficar mergulhados cerca de 15 minutos.

    Já os tintos encorpados, costumar alcançar o ponto correto após 5 minutos submersos. Se perceber que o espumante está muito gelado, o deixe fora do balde até atingir o ponto ideal novamente.

    2 – Papel toalha ajuda a resfriar

    Uma dica rápida e prática para gelar vinhos brancos ou espumantes é colocar um papel toalha molhado na garrafa.

    Após envolvê-la no papel, basta colocar a bebida no freezer e, em cerca de 8 minutos, seu vinho estará pronto para ser apreciado.

    3 – Solução de água e sal

    Sabia que o sal diminui o ponto de congelamento e, por isso, consegue manter a água gelada por mais tempo? Essa dica é ideal para resfriar rapidamente seu rótulo, sem congelá-lo.

    Apesar de existir uma grande variedade de vinhos, não é recomendável deixar as garrafas submersas por mais de 15 minutos, mas o tempo não é o mesmo para todos os rótulos.

    Priorize deixar espumantes por mais tempo, cerca de 12 minutos.

    Para gelar vinhos brancos e rosés leves nesse tipo de solução, o ideal é deixar a garrafa submersa por 10 minutos. Os tintos podem variar entre 5 e 7 minutos.

    4 – Resfriador de vinhos também é uma opção

    É adepto a novidades e praticidade? Se sua resposta for sim, um resfriador pode ser a sua escolha ideal para gelar vinhos.

    Com uma bolsa térmica integrada, esse produto auxilia a manter o rótulo frio,  mas sem o gotejamento, como ocorre no uso do balde.

    Para o uso do resfriador, uma dica legal para quem fica na dúvida da temperatura certa, é colocar as bolsas térmicas no freezer e, durante a degustação, acompanhar a temperatura com um termômetro.

    5 –  Freezer e geladeira

    Por último, mas não menos importante, o freezer e a geladeira podem ajudar a gelar vinhos rapidamente, mas, em ambos, é necessário cuidado e atenção.

    Se precisar resfriar a bebida rapidamente, essa é uma opção prática. Não se esqueça! Se o vinho ficar muito tempo no freezer, pode congelar.

    Já na geladeira, o motor pode agitar a bebida, podendo iniciar processos químicos no rótulo, alterando suas nuances.

    Gostou da matéria de hoje? Esperamos que sim! Compartilhe as dicas de como gelar vinhos com seus amigos.

    Boa degustação. Até a próxima!

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.