O glossário dos vinhos: sulfitos

O glossário dos vinhos: sulfitos

Para os amantes do universo dos vinhos, é comum surgirem alguns termos específicos do vocabulário dos enófilos. Entre eles, sulfitos é um termo recorrente nas discussões sobre a bebida.

Atualmente, essa substância, que é encontrada na produção de vinhos, têm gerado debates por conta de possíveis efeitos colaterais. Ficou curioso?

Receba nossas novidades

    Então, confira abaixo o que são sulfitos e porquê existem especulações sobre a substância!

    O que são os sulfitos?

    Você já ouviu falar sobre dióxido de enxofre? Popularmente conhecido como sulfito, essa substância é adicionada ao vinho para aumentar o tempo de conservação, ter ação antioxidante e antibacteriana na bebida.

    Sem os sulfitos, o vinho pode apresentar uma degradação em um período menor de tempo, mas não pense que essa prática é do mundo contemporâneo.

    Desde a Roma Antiga, há registros de que velas a base de enxofre eram queimadas em recipientes para que os sulfitos fossem liberados e acrescentados aos vinhos.

    Hoje a inserção dos sulfitos pode ser feita desde o processo de fermentação até o engarrafamento da bebida. Vale ressaltar que a concentração da substância é limitada a  300 ml/L no Brasil.

    Sulfitos têm efeitos colaterais?

    Existem debates sobre a substância causar enxaquecas esporádicas no dia seguinte após a degustação da bebida. Entretanto, há pesquisas que analisam os componentes dos vinhos e apontaram que não existe essa relação.

    O sulfito está presente em outros produtos que não o vinho, como em frutas. Em grande quantidade, ele pode causar dor de cabeça em asmáticos, espirros e complicações respiratórias, em pessoas com alergia.

    Por que a substância ainda é utilizada?

    Nesse momento, você deve estar se perguntando: “se o sulfito pode ter efeitos colaterais, por que ainda é utilizado na indústria alimentícia?”. A questão é que por enquanto, não há um produto que substitua a substância.

    Entretanto, a regulamentação da quantidade limite permitida por litro é uma forma da indústria trazer alternativas mais saudáveis. Além disso, desde 1997, é obrigatório que o rótulo informe ao consumidor a presença deste componente.

    Vale lembrar também que, mesmo se não houvesse a adição de sulfitos nos vinho, durante o processo de fermentação, a própria levedura gera um pouco de sulfito. O que mostra que sempre haverá algum resíduo da substância na bebida.

    Gostou do conteúdo de hoje? Conheça também os 15 termos mais usados no glossário dos vinhos.

    Danillo Muniz: Publicitário, formado pela universidade FIAM FAAM, fundador e diretor da AE Digital. Com o pensamento inovador e adepto às mudanças de consumo na internet, fui coautor de campanhas e páginas que possuem milhões de seguidores nas redes sociais.